Uma competição voltada para jovens músicos e que contempla a todos os gêneros musicais. Essa é a proposta do Imagine Brazil, um festival internacional que realiza sua terceira edição no País em 2017 e anuncia a prorrogação das inscrições até 6 de outubro.
→ Para turma de amigos, Villa Mix oferece ingressos em pacote
→ Sintomas apontam que Steven Tyler estaria com câncer
Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine é realizado no Brasil pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora da maioria dos polos do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A versão estrangeira do Imagine ocorre em cerca de 10 países.
→ Gusttavo Lima dá desconto a quem iria ao show do Aerosmith
No Brasil, o concurso permite a participação de solistas ou grupos de até 8 pessoas, entre 13 e 21 anos, residentes no Estado de São Paulo. O prazo para concorrer foi prorrogado até 6 de outubro. Os interessados e as interessadas devem preencher o questionário no site oficial do festival. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, o festival incentiva o contato com diferentes culturas e a troca de experiências.
O vencedor ou a vencedora do Imagine Brazil ganha uma vaga na final internacional e workshop preparatório que ajudará no preparo para a disputa, que ocorre no ano seguinte, na Europa, com todas as despesas pagas.
A pré-seleção faz parte da primeira rodada da competição e será feita por um comitê interno da Amigos do Guri e membros do Júri. Serão analisados os formulários de inscrição e a mídia MP3 enviadas pelos inscritos e inscritas.
Até 40 grupos ou artistas serão contemplados para competir ao vivo nas semifinais, que ocorrerão entre outubro e novembro, nas cidades de São José do Rio Preto, Sertãozinho, Marília e Indaiatuba. Cada semifinal classificará três finalistas.
Nessas quatro fases eliminatórias, os participantes serão avaliados nos quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação. O corpo de jurados será composto por quatro músicos/musicistas profissionais brasileiros, um representante da Amigos do Guri e um membro da JMI (como presidente e moderador).
Eles escolherão 12 finalistas nas semifinais regionais, que irão direto para a final, que ocorre na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro, de onde sairá o grande vitorioso do Imagine Brazil. A Diretora Executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa, comenta sobre a oportunidade:
"O Imagine Brazil já é reconhecido como excelente porta de entrada para o mundo profissional da música e promove uma rica troca de experiências entre jovens de diferentes origens e estilos. Nessa terceira edição, acreditamos que os candidatos que vivenciaram as etapas em anos anteriores irão se empenhar ainda mais na busca por uma vaga e inspirar a inscrição de novos músicos".
Prêmios e grandes experiências de carreira:
Os doze escolhidos para a grande final contarão com vivências inéditas, workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. Serão atividades voltadas ao desenvolvimento artístico, entre elas: gerenciamento de carreira, performance de palco, práticas coletivas de música e produção.
Quem vencer o Imagine Brazil 2017 receberá um prêmio de R$ 2.000 para investir na carreira artística e participará da final internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2018, concorrendo com vencedores de vários países, na Europa.
Vencedores da primeira edição brasileira, em 2015, a banda de heavy metal Sephion competiu em 2016 com grupos de vários países, na Croácia. O trio Retrato Brasileiro ganhou a segunda edição do concurso. Para eles, o Imagine abriu as portas para uma carreira profissional:
"Até a primeira fase da competição nós não tínhamos nos apresentado em público. Era tudo novo e ver a recepção da plateia e do júri foi a melhor coisa que podia ter acontecido. A partir daquele momento, começamos a ver o nosso trabalho de outra maneira, profissional e musicalmente”, disse Gabriel Peregrino, um dos integrantes do trio que garantiu a vaga para a final internacional que ocorrerá em novembro, na Holanda. “Hoje, estamos em uma rotina de ensaios e elaboração de projetos, graças a esse impulso que o Imagine deu. Além da proposta que foi apresentada no festival, passamos a desenvolver outros projetos, novas parcerias e canções autorais. Participar da final internacional é muito empolgante. Temos novos arranjos e estamos muito confiantes."