Há mais de 20 anos na estrada, o Raimundos está ressurgindo de um período em que ficou sumido, muitos acreditavam que a banda tinha acabado. Para o futuro, os brasilienses não têm pressa. O momento agora é de consolidar a nova formação com muitos shows pelo Brasil levando aos fãs os hits gravados ao longo da história do grupo. O Raimundos planejam lançar um DVD ao vivo, mas ainda não tem data para a gravação do projeto. O vocalista e guitarrista Digão, afirmou que pretende lançar o novo trabalho ainda este ano.
Ouvir Raimundos no Kboing
Confira letras de Raimundos
Veja as fotos do show
Confira mensagem de Raimundos
Quanto a músicas novas, os fãs terão que aguardar um pouco mais. Segundo Digão, um disco de inéditas só sairá depois de realizado o projeto do DVD.
Completam a formação atual o guitarrista Marquim, o baterista Caio e o baixista Canisso. E o vocalista do Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz, tem feito alguns shows com os brasilienses.
O frontman da banda, Digão fala sobre o momento do Raimundos. Confira a seguir.
Kboing – Com 23 anos de estrada, muitas histórias, sucesso, rompimento, diversos álbuns. O que o Raimundos de hoje difere do grupo em início de carreira?
Digão – O Raimundos é um grupo muito mais maduro, no sentido de relação pessoal, mas sem perder aquela coisa de ser jovem...a gente brinca muito um com o outro, a gente se diverte muito...mas é uma banda mais coesa, eu acho que a gente está tocando melhor, a gente cresceu assim né, com tudo que aconteceu com a gente. Estamos sentindo agora que isso nos fez crescer como pessoas, musicalmente, enfim.
Kboing – E isso vai se refletir nos próximos trabalhos...
Digão – Com certeza, mas a gente pretende manter a linha, a chama do Raimundos. A única pretensão que a gente tem é essa.
Kboing – As letras do Raimundos partiam para o lado irreverente. A ideia então é manter essa linha...
Digão – Ah com certeza! Músicas irreverentes, bem pessoal. Experiências próprias e coisas que a gente inventa também que acaba virando como experiência também...não dá para explicar, é muito dificil eu te explicar como funciona a coisa, mas que ela funciona, funciona!
Kboing – O Raimundos apresentou em suas músicas diversos ritmos do forró ao hardcore. Atualmente como vocês definem o estilo da banda?
Digão – O Raimundos é uma banda bem diversificada musicalmente. É impossível rotular o Raimundos, que uma hora vai aparecer uma loucura e a gente vai achar legal e vai fazer e pronto.
Kboing – O Raimundos é uma banda que passou por diversas fases, foi muito elogiada e também esteve em baixa na opinião dos críticos. Como vocês lidam com a mídia e com a critica musical?
Digão – Eu não me impressiono não. Acho legal quando a mídia fala bem. Quando fala mal e você vê que é algo pessoal, aquela coisa venenosa, aí acho escroto. Mas as criticas construtivas eu sempre aceitei e a gente tem que tentar melhorar. Pô, várias críticas que a gente já recebeu foram super construtivas, achei massa, achei bom...falem bem, falem mal, falem de mim (risos).
Kboing – Como tem sido a participação do Tico em alguns shows?
Digão – Essa experiência tem sido ótima! A gente está fazendo uma turnê junto, mas é uma turnê paralela a do Raimundos, que está rolando desde 2007, quando o Canisso voltou para a banda...que eu considero o recomeço do Raimundos quando o Canisso voltou e a banda realmente ficou o que está acontecendo hoje, inclusive você está me entrevistando porque a banda voltou realmente a ser o Raimundos. E com o lance do Tico está sendo legal porque é um Raimundos diferente: a voz do Tico é mais pesada, é mais grave, então a gente muda um pouco a afinação, mas fica muito bom. È diferente e bom também! Não sei te dizer se é melhor ou pior, eu nem olho por esse lado. Sei que é muito bom, o Tico é nosso grande amigo. E uma coisa que foi primordial para que ele entrasse na banda é a nossa amizade, porque a amizade no Raimundos é fundamental. O Raimundos não é uma banda que faz um concurso, arruma um vocalista parecido com o antigo...tipo do “É o Tchan” (risos)
Vocês fizeram até um concurso pra criar um novo logotipo pra banda. A ideia era justamente marcar essa nova fase?
Digão – A ideia era fazer o concurso para que os fãs participassem, tanto que não tinha nem um prêmio...o prêmio é a pessoa ter o logo dele imortalizado, mas até agora não apareceu nada que prestasse (risos). E agora inclusive, a gente começou a falar com uns caras feras que mexem com marketing e coloquei para eles a minha ideia, daquilo que eu gostaria que fosse pra que a gente consiga fazer esse logo o mais rápido possível.
Kboing – E quanto ao site do Raimundos, que está em manutenção, você tem previsão de quando a página entrará no ar?
Digão – Eu preciso da logo nova, preciso do novo layout do Raimundos para que eu possa começar a investir nessa parte, eu quero estar tudo com a cara nova. Mas o site tem sido muito útil porque ele tem todos os links para as comunidades, para as coisas que vão acontecendo...então por enquanto é isso, mas assim que tiver o logo novo, a gente bota a cara nova do Rimundos. Não temos previsão. No Raimundos nada é previsível (risos).
Kboing – O que você acha da nova geração do rock nacional?
Digão – Eu respeito muito a fase deles, a molecadinha nova aí, que está fazendo a parte deles e tal, eles têm o mérito deles, mas é um estilo assim que não me apetece muito não. Os meninos sabem que eu gosto deles e tudo, mas não sou muito chegado nesse estilo novo. Não faz muito a minha parte não. Mas tem espaço para todo mundo e isso não é problema não, o Brasil é muito grande e culturalmente falando também, o país é grande não só geograficamente.
Kboing – Vocês já estão programando o lançamento de um novo álbum?
Digão – Um novo disco só depois que a gente lançar um DVD ao vivo. Não há nada que eu possa adiantar, ainda não sei nada. Só sei que vai ter um DVD e o que eu quero fazer ninguém nunca viu (risos). Iremos fazer um apanhado de toda a nossa carreira porque eu quero fechar esse círculo, toda essa coisa boa que a gente está passando de novo e mostrar para o Brasil que o Raimundos continua na minha voz e depois disso é que a gente pode partir para um disco novo, que faz parte dos meus planos mirabolantes.
Kboing – E você acredita que esse DVD seja lançado ainda este ano?
Digão – Se Deus quiser. Isso vai depender das parcerias, mas eu pretendo que saia esse ano.