Renato Russo nasceu em 27 de março de 1960, foi cantor e compositor brasileiro, famoso por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Antes do grupo, ficou conhecido por integrar durante quatro anos o Aborto Elétrico, do qual saiu devido as várias brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.
Suas principais influências eram as bandas de post punk que surgiram na época, como o trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e Morrissey líder da banda The Smiths.
Junto com o Legião Urbana Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco discos ao vivo e diversos singles. Em carreira solo, três discos e parcerias com Robert Evangelista, Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Laura Pausini, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude, contam em seu currículo.
Entre suas canções foram eternizadas: "Mais Uma Vez", "Pais e Filhos", “Será", "Eduardo e Mônica", "Faroeste Caboclo", e muitas outras. Renato Russo era soropositivo desde 1989. Morreu no dia 11 de outubro de 1996, pesando apenas 45 quilos, devido a complicações causadas pelo vírus da AIDS.
Hoje, por suas músicas ecoar por diferentes faixas etárias, existe um constante investimento para manter suas lembranças viva na memória. Prova disso é o filme "Somos Tão Jovens", uma cinebiografia do cantor dirigida por Antônio Carlos Fontoura revelando o início de sua carreira.
O projeto foi rodado em 2011 e está agendado para chegar às telonas no dia 3 de maio. Quem dá vida a Renato Russo no longa é o ator Thiago Mendonça.
"Faroeste Caboclo", uma das canções mais memoráveis do grupo também será retratada em filme. O projeto homônimo está previsto para o dia 30 de maio e conta com a atriz Ísis Valverde no papel de Maria Lúcia.