A cantora Pitty é considerada uma das principais vozes do rock contemporâneo no cenário nacional.
Hoje, o grupo de rock Pitty, de nome idôneo, está entre os mais vendidos nos anos 2000. Após três anos de pausa e dedicação ao projeto Agridoce (dupla que a vocalista formou com Martin Mendonça), retomaram as atividades em 2014 com o single “Setevidas”.
Músicas como “Na sua estante”, “Memórias”, “Dejavù”, “Equalize” e “Teto de Vidro” foram tocadas exaustivamente nas rádios do país nos anos 2000 e permanecem na memória nacional até hoje.
Priscilla Novaes Leone, vocalista da banda de nome Pitty, nasceu na Bahia em 1977. A cantora se apaixonou pelas músicas do gênero desde pequena, quando costumava ouvir o discos de Raul Seixas no bar do pai.
Antes de montar a banda, a rockeira baiana fez parte de dois grupos chamados Inkoma (como vocalista) e Shes (como baterista). Foi após deixar a Inkoma e passar a compor sozinha que surgiu a oportunidade de seguir carreira como Pitty, quando o produtor Rafael Ramos (Los Hermanos) pediu gravações em voz e violão das composições.
Desde seu lançamento, o som da banda chamava atenção por inovar o cenário musical da época com influências internacionais bem executadas e letras harmônicas e jovens.
A lista de prêmios recebidos por Pitty é grande e inclui : Grammy Latino, Prêmio Multishow de Música Brasileira, MTV Video Music Brasil, MTV Europe Music Awards, Women's Music Event Awards, Votação Rolling Stone Brasil 2014, Prêmio Jovem Brasileiro, Prêmio ABC de Cinematografia: ABC (Academia Brasileira de Cinematógrafos ) e muitos outros.
Além disso, a banda é famosa pelas letras questionadoras e revolucionárias, com hits como “Admirável Chip Novo” e “Na sua estante”.
Confira a lista completa da discografia deles:
- Admirável Chip Novo (2003)
- Anacrônico (2005)
- {Des}Concerto Ao Vivo (2007)
- Chiaroscuro(2009)
- A Trupe Delirante no Circo Voador (2011)
- SETEVIDAS (2014)
- Turnê SETEVIDAS: Ao Vivo (2016)
- Pitty estudou na Universidade Federal da Bahia, mesmo local onde se formou o cantor e compositor Tom Zé
- Ela utilizou referências literárias nas músicas do seu primeiro álbum, com Admirável Chip Novo (referência ao livro de Aldous Huxley, “Admirável Mundo Novo”), Temporal (referência ao conto de Edgar Allan Poe) e O Lobo (referência ao filósofo Thomas Hobbes)
- A cantora ganhou esse apelido por causa da baixa estatura, também a chamavam de “pitica”