Principal premiação voltada para a música latina no mundo, o Latin Grammy Awards 2024 acontecerá nesta quinta-feira, 14, às 21h, e o Apostagolos, diante disso, preparou uma lista com todos os recordes que podem ser quebrados na cerimônia.
Para o público brasileiro, vale principalmente a torcida pela dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Indicados ao prêmio de melhor dupla, podem quebrar o recorde de premiações, com sete - atualmente, eles estão empatados com a dupla pop mexicana Jesse & Joy.
Outros destaques ficam por conta das premiações envolvendo Residente. O rapper de Porto Rico pode aumentar seu recorde como a pessoa mais premiada na história do Grammy Latino (atualmente 28), no entanto, seu recorde também poderia ser empatado ou quebrado por Juan Luis Guerra ou Édgar Barrera. Falando de Édgar Barrera, ele poderia empatar o recorde de Calle 13 para o maior número de Grammys Latinos ganhos em uma noite (nove vitórias) e ele também poderia empatar ou quebrar o recorde de Jorge Drexler para o maior número de Grammys Latinos ganhos em uma noite por um artista solo masculino (seis vitórias), que também poderia ser empatado ou quebrado por Bad Bunny ou Kevyn Mauricio Cruz.
Ao olhar para artistas femininas, Natalia Lafourcade pode aumentar seu recorde como a artista feminina mais premiada na história do Grammy Latino (atualmente 17), no entanto, seu recorde também pode ser empatado por Shakira , que concorre a três Grammys Latinos. Além disso, com oito indicações em 2024, Karol G pode empatar ou quebrar o recorde de mais Grammys Latinos ganhos em uma noite por uma artista feminina.
Nas categorias principais, Juan Luis Guerra pode aumentar seu recorde como a pessoa com mais prêmios de Álbum do Ano se ganhar seu quinto troféu por "Radio Güira", enquanto Shakira pode se juntar a Rosalía como a única artista feminina que ganhou Álbum do Ano duas vezes se ganhar seu segundo troféu por "Las Mujeres Ya No Lloran". Na categoria "Canção do Ano", Shakira, que é indicada por "(Entre Paréntesis)", pode empatar com o recorde de Alejandro Sanz de mais troféus de Canção do Ano ganhos no Grammy Latino (quatro vitórias) e também pode se tornar a primeira compositora a ganhar Canção do Ano no Grammy Latino quatro vezes.
Ouvir músicas do Chitãozinho e Xororó
Fonte: Apostagolos