A dupla Chitaozinho e Xororó quebraram as regras e as tradições da música sertaneja e mergulharam no novo.
Os irmãos trabalham no lançamento de um novo disco e desta vez, eles reconhecem que mudaram muito: "para nós, é um som forte, diferente, ousado", declarou Chitãozinho.
Intitulado "José e Durval", o nome do projeto já é uma maneiras que eles encontraram para assumir uma nova persona e criar o álbum que foge das regras.
Xororó revelou em audição exclusiva no estúdio VIP para alguns jornalistas, na semana passada, que a ideia do trabalho surgiu na época da pandemia de Covid-19. Revirando o baú de músicas, encontraram faixas inéditas e materiais que mereciam uma nova oportunidade.
O disco "José e Durval" é composto por arranjos mais ligados à estrutura do rock e conta com guitarra, baixo e bateria como núcleo central das músicas. Mas não para por aí, porque entram outras influências de gêneros que os irmãos gostam de ouvir e pesquisar. Além da música romântica, tem country, folk, pop, bolero e chamamé. "Vocês acham que a gente enlouqueceu?", pergunta Chitãozinho após a execução de uma das músicas, durante a audição. "Eu costumo dizer pro Chitão: 'véio, pode tudo'", brinca Xororó.
A ousadia e alegria que a dupla reivindica ao anunciar a nova obra é explicada por Pala (como é carinhosamente chamado Paladini): "o grande mérito do Chitãozinho e Xororó é não colocar fronteiras na música, entre os estilos. O respeito que eles têm por outros gêneros, eles trazem também para o gênero deles e fazem um grande mashup: uma mistura de tudo", contou Paladini, diretor musical e arranjador da dupla.
A primeira participação do álbum é a da cantora Simone Mendes, em "Romance de Filme".
Sobre a música em japonês
Há alguns anos o hit "Evidências" viralizou sendo entoada na língua nipônica pela banda Begin. Juntos, em 2015, eles tocaram em um evento da cultura japonesa em São Paulo. No mesmo ano mostraram a versão no programa Altas Horas, da TV Globo. Agora, a dupla convidou a banda para gravar algo da cultura deles, que será uma versão da música que foi intitulada como "Nada Sou".