O Riopreto Shopping e a Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto têm algo muito forte em comum: divulgar o nome da cidade por meio da Cultura.
→ Em Rio Preto, Alcione celebra os 45 anos de carreira
E foi desta harmonia que nasceu o projeto "Temporada Sinfônica Riopreto Shopping" – no qual serão realizadas apresentações mensais nas praças de eventos do shopping e também uma exposição fotográfica com a história da orquestra, exposta até o dia 10 de março na Praça 3 de Eventos. Esta parceria foi criada para comemorar os 75 anos de história da orquestra.
→ Disco de Nina Simone é relançado por selo da Warner
→ Gusttavo Lima é indiciado pela Polícia Civil de Goiás
Segundo o maestro titular da Orquestra, Gilmar de Assis, este projeto tem como principal foco levar música de qualidade para quem mora em São José do Rio Preto e região. "Estar mais perto do público faz parte da nossa missão", conta. Para a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, esta parceria vem ao encontro da filosofia do shopping de sempre oferecer atrações culturais para os visitantes.
→ Barbra Streisand conta que fez dois clones de seu cão de estimação
A abertura deste projeto inédito será no dia 28 de fevereiro, às 20h, na Praça 3 de Eventos com um concerto produzido especialmente para a ocasião. Serão 30 músicos divididos em instrumentos de cordas: Violinos; Violoncelos; Violas; Viola Clássica e contra-baixo; instrumentos de madeira: Flauta; Clarinete e Fagote; Instrumentos de metal: Trompete e Trombone; e Instrumentos de percussão: Tímpano, Caixa, Triângulo e Pandeiro.
O repertório desta primeira apresentação vai contemplar um estilo erudito com composições de George Frederick Handel - um grande compositor do período barroco. Também foram escolhidas para esta apresentação canções baseadas no choro, mais conhecido como chorinho, um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.
A Orquestra Sinfônica de Rio Preto fez seu primeiro concerto oficial em 12 de janeiro de 1942 no Cine Teatro Rio Preto, pelo esforço de músicos como Deocleciano de Sousa Viana (Vianinha), Luiz Biela de Souza Valle e Artur Ranzini, músicos ilustres. Em seguida, Ranzini seria empossado como Maestro Titular e Biela como "Spalla", e alguns anos mais tarde "Vianinha" veio a compor o "Hino a Rio Preto" enquanto integrante da orquestra.
A Sinfônica de Rio Preto foi criada a partir da ação efetiva e desafiadora desses músicos e de outros músicos que se destacavam na época, como: Lourival de Oliveira Gomes, José Rastelli, Nely Honsi, Sergio Miola, Nailda Bocuccia, entre outros. Atualmente a Orquestra é constituída como associação sem fins lucrativos. E segue assim até os dias de hoje.