Há 3 anos o apresentador Thiago Liefert e a jornalista Daiana Garbin passaram por uma situação desafiadora. A pequena Lua, filha do casal, recebeu o diagnóstico de retinoblastoma, um tumor ocular que afeta crianças entre os 0 e os 5 anos de idade, é muito agressivo e pode ser fatal.
Lua está bem, o tratamento começou precocemente e o casal decidiu criar uma campanha que alerta para a importância do diagnóstico precoce e de levar bebês ao oftalmologista. "Neste momento, em algum lugar do Brasil, tem um câncer se desenvolvendo dentro dos olhos de uma criança pequena, e os pais não têm a menor ideia do que está acontecendo. As pessoas que estão em volta desta criança também nem desconfiam, como eu e a Dai, a gente não desconfiava lá atrás", afirmou Leifert, em vídeo.
A campanha é realizada em setembro, mês em que a filha do casal, Lua, completa três anos de tratamento contra a doença. Em Rio Preto, a Campanha acontece neste sábado, dia 21, das 13h às 17h, no Riopreto Shopping, por uma iniciativa da Médica Oftalmologista Thaísa Barbosa; da jornalista e produtora de eventos Bruna Bârbosa, com apoio local da Óticas Rio Preto. "Levar informação e prevenção para um grande centro de circulação de pessoas como o Rio Preto Shopping é uma grande prestação de serviço à sociedade e às famílias", conta Bruna sobre a iniciativa.
As ações da Campanha incluem totens com imagens e textos sobre a importância de acompanhar a saúde dos olhos das crianças e como identificar O Retinoblastoma. Durante o horário da campanha no dia 21, residentes e médicos, liderados pela médica oftalmologista vão fazer a mediação com os frequentadores do Riopreto Shopping alertando sobre os riscos e como a prevenção é importante. Serão distribuídos folhetos sobre a saúde dos olhos das crianças e como cuidar dela.
"O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, presente em 90% dos casos. A leucocoria é um reflexo branco na pupila, conhecido como reflexo do olho de gato. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias ópticas para o centro da visão no cérebro não se desenvolvem e atrofiam", explica a Dra. Thaisa.
Durante a semana, ainda acontece aula para pediatras com a equipe de oftalmologia sobre os sinais do Retinoblastoma no dia 19/9, às 7h15, no Hospital da Criança e Maternidade.
Como notar o reflexo branco? Ele, muitas vezes, só é notado sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho.
Outros sintomas comuns do retinoblastoma são: estrabismo; vermelhidão; deformação do globo ocular; baixa visão; dor ocular.
Entenda o retinoblastoma
- O retinoblastoma se desenvolve na retina, localizada na parte posterior do olho;
- A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas, até os 5 anos. Raramente é diagnosticado em crianças com idade acima de 6 anos;
- De caráter hereditário ou não, ocorre por meio de mutação em um gene no cromossomo 13. Pode afetar os dois olhos ou apenas um.
Teste do olhinho até os 5 anos
O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma.