Saiba alguns mitos sobre exercícios físicos

10 de maio de 2015, 13h32, por Marayná Freitas

Muitos mitos sobre exercícios físicos rondam as academias de todo mundo... E há quem acredite. Por isso, se você pratica exercícios todos os dias, mas não está obtendo resultados, saiba que você pode estar praticando errado, ou até mesmo sendo 'vítima' desses mitos.

Saiba quais são e fique esperto:

Divulgação

- Abdominal é a chave para perder barriga

Não, não é. O exercício não queima muitas calorias, por isso não ajuda com a perda de gordura localizada na barriga. E o que é pior: certifique-se de que esteja fazendo o abdominal da maneira correta, caso contrário pode colocar sua coluna em risco.

O melhor para ganhar 'gominhos' são exercícios que utilizam seu tronco distal, o que inclui ombros e bumbum. Para ganhar sua ‘cinturinha’ e perder gordura, o melhor é fazer flexões e pontes.

Divulgação

- Quanto mais você sua, mais você queima

Mentira. Suor não é sinônimo de perda de gordura. Ele age como um mecanismo de refrigeração do nosso corpo. Durante a atividade física, você perde água e sair minerais, e por isso acha que emagreceu. Mas na verdade, se você beber água e se hidratar vai perceber que continua tudo igual.

 
Divulgação

- Correr é ruim para os joelhos

Um estudo da Universidade de Stanford, nos EUA, comprovou que os joelhos dos corredores mais velhos não são menos saudáveis do que o das pessoas que não correm. Ou seja, não causa dano algum! E é exatamente por isso que especialistas recomendam um treino de musculação pelo menos duas vezes por semana, além das corridinhas regulares, a fim de reforçar os músculos que suportam os joelhos.

Divulgação

- Alongar ajuda seu corpo a se recuperar mais rápido

Continue fazendo isso se você se sente bem, mas estudos da Universidade de Milão mostram que o alongamento pós-treino não altera significativamente os níveis de lactato no sangue (uma medida que diz o nível de cansaço dos seus músculos).

Mas também tem suas vantagens. Alongar-se após um treino, enquanto o corpo ainda está quente, é a melhor forma de aumentar a flexibilidade das articulações.

Divulgação

- Quanto mais tempo de academia, melhor

Programar dias de descanso é crucial. Seu corpo precisa de um tempo para se recuperar. Se você começou agora, faça pelo menos uma pausa a cada dois dias. Mas se você malha há bastante tempo, pode descansar uma vez por semana. E não esqueça de variar seu treino! Fazer os mesmos exercícios pode ocasionar lesões ou não ter o resultado desejado, já que seu corpo se acostuma com o exercício.

Fonte: CNN

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!