Uma taça de vinho por dia aumenta riscos de câncer de mama

05 de setembro de 2015, 10h05, por Marayná Freitas
Divulgação

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Harvard põe abaixo aquela ideia de que uma taça de vinho antes de dormir faz bem à saúde. Pelo contrário, a pesquisa mostrou que um copo de qualquer bebida alcoólica por dia aumenta os riscos de câncer de mama nas mulheres em até 15%.

O mesmo estudo indicou ainda uma relação entre o álcool e o desenvolvimento de um câncer em homens que já foram fumantes. Para as mulheres, independe: mesmo as que nunca fumaram correm um risco maior de contrair um câncer por conta de bebidas alcoólicas.

Por conta dos riscos, os pesquisadores fazem um alerta: quem tem histórico da doença na família deve ingerir níveis de álcool abaixo do recomendado, que seria 15g (cerca de dois copos) para mulheres, e 30g (quatro copos) para homens.

O médico Richard Roope afirma: "Sempre soubemos que havia uma ligação entre álcool e câncer, mas esse estudo serve para nos lembrar o quão delicada é essa questão, ainda mais quando a bebida é combinada com cigarro e algum histórico familiar da doença".

O câncer colorretal é o que tem mais chances de se desenvolver em homens por conta do álcool, enquanto as mulheres devem se preocupar com o câncer de mama: mesmo que a ingestão da bebida alcoólica seja somente em um dia, aumenta as chances da doença.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!