artistas

Entrevista: Billy Paul

21 de setembro de 2012, 16h34, por Amanda Ramalho
Henrique Bérgamo

Quando chegamos ele estava na mesa com alguns amigos e familiares. Cumprimentou-nos de modo um tanto quanto sério, meio acanhado talvez. Nos deixou a vontade para que a nossa equipe arrumasse os equipamentos.

Com tudo pronto, Billy Paul caminhou até o espaço em que gravaríamos. De repente um sorriso se abriu, nossa intérprete explicou o motivo da entrevista, ele sentou-se e o bate papo com um dos maiores ícones da música soul começou.

O músico falou sobre os motivos para os quais os temas de suas canções são as mulheres e amor, ressaltou a sua canção favorita e muito mais! Confira a entrevista dessa semana com Billy Paul.

Kboing – Você é um dos grandes interpretes da Soul Music. Como enxerga o atual mercado fonográfico?
Billy Paul:
O Mercado fonográfico hoje em dia não é realmente baseado no talento como costumava ser quando eu comecei... Não é necessariamente o que parece... e isso é por causa do vídeo... hoje em dia é mais TV e vídeo do que a voz propriamente dita.

Henrique Bérgamo

Kboing – E a música soul brasileira? Tem mantido o seu real padrão?
Billy Paul:
Sim, sim, sim... a soul music no Brasil é muito, muito, muito boa. A primeira vez que vim ao Brasil em 1974, eu ouvi o samba que foi basicamente tirado de ritmos africanos. Este país é o primeiro lugar onde os escravos chegaram, os primeiros navios de escravos chegaram em Salvador... depois eles subiram a costa e chegaram aos Estados Unidos. Nos Estados Unidos esses ritmos africanos sofreram outras influências através dos séculos, amadureceu. E então tudo começou daí... Sendo assim quando eu canto no Brasil é como estar em casa!

Kboing  - Uma vez vi em uma entrevista que grande parte de suas músicas foram inspiradas nas mulheres e no amor. Por que esses temas?
Billy Paul:
Bem, quando você olha para o mundo… o mundo basicamente gira em torno da mulher, sabe?! Elas têm os filhos, quero dizer, elas têm os filhos com os pais, mas é ela quem gera a criança... e também quando você observa a economia, tudo gira em torno delas e mulher é romance, a mulher sabe como amar!

Kboing – Se tivesse que escolher apenas uma canção do seu repertório... Qual seria e por quê?
Billy Paul:
Seria "Your Song", sabe! Eu gosto de cantar essa música... eu gosto do ritmo! "Your Song" me dá todos os ritmos nos quais eu fui criado: R&B, ritmos da igreja, rock and roll... todos esses ritmos se tornaram um só. É por isso que gosto dessa!

Kboing – Mas e "Me and Mrs. Jones". O que ela significa na sua trajetória?
Billy Paul:
"Mrs. Jones" é a minha segunda favorita! (risos) É uma música muito romântica e agora se tornou um clássico! "Me and Mrs." será reproduzida através dos séculos... quero dizer... ela tem sido reproduzida por orquestras sinfônicas, tem sido reproduzida pela Orquestra Sinfônica de Beethoven em Viena, pela Orquestra de Filadélfia, pela Orquestra Nacional da Bélgica, pela orquestra sinfônica na Suécia então quer dizer, é um clássico... nunca vai morrer!!

Kboing – Deixe um recado para o pessoal que aprecia o seu trabalho
Billy Paul:
Venha para a um show porque você vai se divertir! Você verá um grande show... verá minhas garotas cantando, minhas back vocals, verá a minha banda – e eu tenho uma ótima banda! Você irá gostar muito! Então venha que a gente vai te fazer muito feliz! Billy Paul está te convidando!

Galeria de Imagens

Comentários