artistas

Entrevista: Diogo Nogueira

31 de maio de 2010, 18h16, por Da redação, por Tatiana Pires

O cantor e compositor Diogo Nogueira se prepara para lançar seu segundo registro em DVD, que já recebeu título “Tô Fazendo Minha Parte”. O show que servirá de base para o novo projeto será realizado dia 23 de julho, no palco do vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ).

Ouvir Diogo Nogueira no Kboing 
Confira letras de Diogo Nogueira
  
Veja as fotos do show  

Revelação da nova safra de sambistas, Diogo Nogueira é intérprete de sambas românticos e também clássicos do gênero. Em entrevista ao Kboing, o cantor fala sobre seu novo projeto, início de sua carreira e entre outros assuntos comenta sobre o que pensa a respeito das comparações com seu pai João Nogueira.

O disco de estreia do sambista carioca, “Tô Fazendo Minha Parte”, de 2007, ganhou versão também em DVD. O último trabalho de Diogo Nogueira foi “Tô Fazendo Minha Parte”, lançado no ano passado.

Kboing – Como foi o início de sua carreira? Conta pra gente um pouquinho dessa história.
Diogo Nogueira –
Sempre quis ser jogador de futebol. Quando eu treinava no Cruzeiro de Porto Alegre (RS), em 2004, tive uma lesão no joelho e voltei para o Rio de Janeiro (RJ). Aos poucos, comecei a participar de rodas de samba, dando canjas, até que montei a minha própria banda. Esse momento foi decisivo na minha vida. Participar dessas rodas de samba foi super importante na minha escolha profissional, pois foi essa experiência que me fez decidir seguir a carreira de cantor e ir, aos poucos, construindo esse trabalho que tenho hoje.

Kboing – O que significa para você a atividade de compor músicas? Como surge a inspiração?
Diogo Nogueira –
A composição vem da inspiração, que pode estar nas coisas do dia-a-dia, na natureza. A minha inspiração vem muitas vezes pela manhã, quando acordo. Nesse momento, surgem melodias e ideias que gosto de registrar para depois ir desenvolvendo.

Kboing – As comparações com seu pai João Nogueira feitas pela mídia te incomoda?
Diogo Nogueira –
Nunca me preocupei com isso, porque sabia que ia acontecer. Lido com muita naturalidade com o fato de ser filho de uma pessoa tão especial como meu pai. Mas faço meu trabalho com sinceridade e honestidade. E isso me dá uma grande base para seguir em frente e confiar no meu próprio taco.

Kboing – Qual a sua canção preferida?
Diogo Nogueira –
Gosto de muitas músicas. No meu show, sempre tenho no repertório músicas que, antes de mais nada, me dão prazer em cantar. São muitas, mas “Espelho” é uma música muito especial e sempre me emociona.

Kboing – O que esta música significa na sua carreira?
Diogo Nogueira –
“Espelho” é uma linda canção de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, feita para o meu avô. Quando a canto, sempre me lembro do meu pai. Em alguns trechos, tenho a sensação que até ele já sabia que um dia eu poderia cantar para ele essa música.

Kboing – A letra desta música tem algo de pessoal?
Diogo Nogueira –
Além de ter uma letra linda, emocionante, tem várias citações que tinha a ver com a vida do meu pai, mas que também tem tudo a ver com o que aconteceu com a minha própria vida.

Kboing – Como você o momento atual do samba?
Diogo Nogueira –
Acho que o samba vive um importante momento, com jovens na plateia em todo o Brasil, além de artistas novos, que vem renovando o ritmo. Mas o que fico feliz mesmo é de ver as Velhas Guardas sendo respeitadas e tratadas como os grandes guardiões do samba. Eles merecem tudo, pois mesmo em épocas que o samba era bombardeado, eles seguraram a onda e hoje podemos usufruir desse legado que eles estão deixando para as novas gerações.

Kboing – Qual a sua opinião em relação à Internet? Você acha que ela mais prejudica ou ajuda o trabalho dos músicos brasileiros?
Diogo Nogueira –
  A Internet aproximou o mundo. É uma ferramenta maravilhosa, para as coisas do dia-a-dia e para o trabalho. É indispensável hoje pensar em divulgação sem pensar na Internet.

Kboing – Quais são seus próximos projetos?
Diogo Nogueira –
Vou gravar meu DVD ainda no primeiro semestre desse ano. Será um show ao vivo, com algumas músicas do CD “Tô fazendo a minha parte”, releituras para sambas que sempre gostei, além de algumas inéditas. Vamos contar com a participação de alguns convidados especiais, mas ainda estamos fechando os nomes.

Kboing – Por favor, deixe um recado para os fãs de seu trabalho.
Diogo Nogueira –
Obrigado pelo carinho que todos vocês tem comigo. Sou muito feliz por isso e canto para ver vocês felizes também.

Comentários