artistas

Entrevista: Hugo & Tiago

29 de março de 2010, 17h45, por Da redação, por Tatiana Pires

A dupla formada no programa Fama, da Rede Globo, em 2005, Hugo & Tiago está trabalhando na divulgação do recém lançado disco “Sou Eu” (2009).  O novo trabalho conta com três participações especiais: Zezé di Camargo & Luciano na faixa “O Amor de Antes”, Daniel na música “Chore no Meu Ombro” e Rick (da dupla Rick & Rener) que além de assinar a produção do álbum canta na música “Preciso de Você”.

Ouvir Hugo & Tiago no Kboing 
Confira letras de Hugo & Tiago
 
Confira mensagem de Hugo & Tiago para os fãs
Veja fotos do show

Em entrevista exclusiva ao Kboing, os músicos que se auto definem como representantes do sertanejo romântico comentam sobre a trajetória da dupla e do amadurecimento musical conquistado nesses cinco anos de estrada. Hugo & Tiago falam sobre a exploração da imagem após saírem do Fama e afirmam que o disco de estreia foi comercial.

“Se você ouvir o primeiro disco vai perceber que ele foi totalmente comercial para aproveitar a mídia que a gente teve...”, disse Tiago, que acrescenta ter se sentido prejudicado com a rápida produção do disco.

A seguir a entrevista de Hugo & Tiago na integra:

Kboing – Vocês se conheceram no programa Fama, há cerca de 5 anos. Como vocês avaliam a trajetória da dupla?
Thiago –
A ideia de formar Hugo e Thiago surgiu no Fama. Tivemos uma proposta dentro do programa para gravarmos um disco, gravamos esse disco e graças a Deus de lá pra cá vem dando tudo muito certo. Já são quatro discos e esse último pra gente é uma coisa muito forte, pela gravadora que estamos hoje, que é a Som Livre, que é um sonho que a gente tinha, pelas participações que deste disco que marcou muito: os nossos grandes mestres Zezé di Camargo & Luciano, o Daniel que dispensa comentários, uma pessoa que nós amamos muito, um ser humano fantástico e tem também o Rick (da dupla Rick & Rener), que a gente sempre admirou e ouvia falar daquelas produções maravilhosas que ele fazia com outros artistas e neste disco, alem da oportunidade dele cantar com a gente, ele ainda produziu. Esse disco foi um diferencial pra nós e nesses cinco anos, com certeza, todos esses profissionais que passaram pela nossa vida, pela nossa história musical: O Laércio da Costa, produtor do 3° disco, o Luis Carlos Maluli, nós aprendemos muito com essa galera, com a nossa banda, com a nossa equipe...então hoje, Hugo & Tiago é mais maduro musicalmente falando...a gente ter a felicidade de conhecer a estrada, os radialistas de perto, a imprensa de uma maneira em geral, só temos aprendido e esta é a maior escola que tivemos nesses últimos cinco anos e a gente tenta tirar o maior proveito de tudo isso.

Kboing – Este é 4º álbum da dupla. O que os fãs encontram de diferente em relação aos discos anteriores?
Tiago –
Tudo! (risos) O nosso primeiro disco estávamos com a Warner Music, que foi nossa gravadora até o 3° disco e como disse, agora que mudamos para a Som Livre e a Warner queria tirar proveito do Fama, da ideia de um programa de televisão...terminou o Fama e eu tive a felicidade de sair com a vitória, formamos a dupla e eles tentaram aproveitar toda essa mídia que a Globo deu pra gente da melhor forma e da mais rápida possível então gravamos o primeiro disco muito rápido, não tivemos um repertorio definido, não tínhamos nada preparado, era mais aquele impulso que eles estavam querendo...

Kboing – Vocês se sentiram prejudicados com essa produção rápida do disco de estreia?
Tiago –
Ah sim com certeza! Se você ouvir o primeiro disco vai perceber que ele foi totalmente comercial para aproveitar a mídia que a gente teve...nesse disco tivemos a música “Apaixonado”, que foi importante para nós, a primeira música que abriu as portas pra gente, “Oito Segundos”, que entrou na trilha sonora da novela “América” e “Eu me Apaixonei”. Foram as três músicas que nós trabalhamos. Então do primeiro disco pra cá nós mudamos o estilo, que hoje fazemos um trabalho voltado 100% para o sertanejo e no primeiro era uma coisa meio pop. Mudaram os arranjos e hoje trabalhamos com uma equipe totalmente preparada, uma equipe super bacana. Atualmente temos a oportunidade de escolher um repertório, de conhecer os compositores...

Kboing – Você diria então que hoje a dupla Hugo & Tiago tem mais autonomia para decidir o que querem e o que não querem no trabalho?
Tiago –
Com certeza! A gente entra num consenso, temos uma equipe muita bem preparada e estruturada para isso. Temos que ter a humildade de estar sempre colhendo opiniões. Então o que é de comum acordo de todos, nós colocamos na prática.

Kboing – Como tem sido a repercussão deste novo disco e do novo show?
Hugo –
Graças a Deus a cada trabalho que a gente lança temos crescido mais musicalmente e vamos percebendo o que funciona melhor, o que não funciona e sentindo a necessidade de trazer o que o público quer e que realmente façam parte da vida das pessoas, porque não adianta nada eu gravar uma coisa que só eu goste, temos que gravar uma coisa que eu goste, mas que os fãs do nosso trabalho e quem não é fã também, quando ouvir vai passar a gostar.

Kboing – Então vocês gravam pensando no que o público vai achar?
Hugo –
Sim, porque quem não trabalha exatamente pensando assim, acaba não tendo um trabalho mais amplo. Você tem que ramificar seu estilo, tem que ser bem eclético para aceitar as coisas novas, para inserir em seu trabalho novos formatos de música. Isso é o que temos feito e o público nos shows, graças a Deus, tem aceitado bem, quando lançamos uma música nova nas rádios também tem gostado. Estamos agora com a música “Gosto de Café Amargo”, um xote bem gostoso, nunca tínhamos gravado um xote...e o povo tem ligado e pedido muito essa música

Kboing – De todo o repertório, qual a música que vocês mais gostam? Qual o significado que ela tem na carreira de vocês?
Tiago –
Eu seria muito injusto se eu não falasse a minha música. Um certo momento do nosso trabalho, quando surgiu esse circuito musical do sertanejo universitário, num momento muito importante tivemos a ideia de fazer uma música neste estilo que é a  “Misteriosa”, que me deu a oportunidade de hoje ter certo conhecimento também como compositor, de as pessoas conhecerem esse lado que até então, nem eu sabia que existia e de dar a oportunidade do meu irmão também de entrar para este time de compositores. 

Kboing – E qual o estilo de música de vocês?
Tiago –
O sertanejo romântico. Eu curto romântico, tudo o que é romântico, seja MPB, pop rock, internacional, seja o que for...e a minha preferência maior é pela musica brasileira, samba, pagode, eu gosto de tudo! Só que o sertanejo, sem dúvida, está na veia, não tem jeito.

Kboing – Qual foi o momento mais marcante da carreira de vocês?
Tiago –
Eu também não posso deixar de falar que foi quando venci o Programa Fama. Essa foi uma luta que eu tinha há uns 16 anos, porque foi a partir daí que tudo começou pra mim. Minha história musical teve início com essa vitória, quando as oportunidades vieram, que eu conheci meu empresário...Foi uma coisa que eu nunca imaginava na minha vida que fosse acontecer: um programa com tanta credibilidade como este, com mais de 35 mil inscritos e eu ter a felicidade de ser o primeiro colocado é uma coisa de Deus isso! O meu momento mais marcante foi ouvir: “Você conseguiu!”.
Hugo – Foi quando eu entrei no programa Fama. Foi uma coisa totalmente inesperada, porque eu sou de Goiânia e Goiânia é uma cidade muito longe dos grandes centros, do eixo Rio - São Paulo, onde realmente existem maiores chances. Então eu nunca imaginei...eu sonhava, mas não acreditava que as coisas iam acontecer da forma que aconteceram: eu ter ido para o Rio de Janeiro, ter feito os testes e ter entrado no programa foi um grande momento!

Kboing – A Internet possibilita o download de músicas. Vocês acham que ela mais prejudica ou ajuda os artistas, na medida que divulga trabalho?
Tiago –
Eu acho que ajuda muito, porque tudo que é divulgação é bom! O nosso trabalho mudou muito a partir do momento em que o pessoal começou a dar essa atenção a Internet, inclusive até bem pouco tempo atrás, nós estávamos com uma pessoa contratada no nosso escritório justamente para cuidar disso. A Internet é um veículo de comunicação muito rápido, de acesso muito fácil, em que todos estão envolvidos e que virou uma mania: Youtube, Twitter, Orkut, MSN, as rádios online...para nós a Internet é fundamental e só tem ajudado. Já a pirataria sempre existiu, só que hoje, infelizmente, pela Internet é pior, mas faz parte. Nada é perfeito, tudo tem o seu peso contrário. A Internet mais ajuda que atrapalha, mas tem essas dificuldades que é facilitar a pirataria.

Kboing – Como vocês vêem o assédio das fãs?
Hugo –
Ah (risos)! É gostoso né...eu não diria nem assedio, e sim carinho que os fãs tem com a gente é uma coisa fantástica. Realmente temos que agradecer muito essa oportunidade. A cada lugar que a gente vai, graças a Deus, seja aqui, seja no Sul, no Nordeste, enfim em qualquer lugar temos o carinho do povo muito de verdade, acho que também porque nos sentimos muita gratidão pelo o que eles fazem pela gente..não é assédio, é amizade!

Kboing – E pra este ano, o que os fãs podem esperar? Planejam a gravação de um DVD?
Hugo –
Estamos com projetos. Um CD, um DVD são coisas que têm que ser muito bem estudadas para que a gente possa falar que iremos lançar, mas o pessoal pode ficar ligado em nosso site www.hugoetiago.com.br que assim que tivermos alguma novidades iremos postar lá e também no www.twitter.com/hugoetiago, entrem lá que nós iremos informar tudinho, tudinho.
 
Kboing – Deixem um recado os fãs da dupla que acessam o Kboing
Hugo & Thiago –
Olá pessoal, aqui quem fala é o Hugo. Gente um super beijo no coração de vocês, quem está falando aqui é o Tiago. Estamos aqui para deixar um abraço, um beijo no coração de todos vocês internautas que estão aqui no Kboing, a todo o pessoal que está aqui interessadíssimo nas matérias, nas entrevistas, novidades...Que Deus abençoe vocês! Muito obrigado pela atenção, pelo respeito, pelo carinho que sempre tiveram com Hugo & Tiago. Somos muito gratos à vocês e claro, nossa forma de retribuir tudo isso é pedir a Deus que dê muita saúde e realize o sonho de todos!

Comentários