artistas

Entrevista: Pato Fu

31 de março de 2011, 16h37, por Da redação, por Tatiana Pires

A banda mineira Pato Fu celebrou a maioridade no ano passado com o lançamento do disco "Música de Brinquedo", projeto que traz canções "adultas", clássicos do pop nacional e internacional, só com instrumentos de brinquedo. O grupo, que segue com a turnê deste projeto fazendo shows por todo país, planeja lançar um DVD baseado no trabalho. O lançamento deve acontecer no segundo semestre.

Ouvir Pato Fu 
Letras de Pato Fu
 
Fotos do show

Formado por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo, o Pato Fu tem uma discografia que conta com 10 álbuns e quatro DVDs.

Em entrevista exclusiva ao Kboing, Fernanda Takai conta como surgiu "Música de Brinquedo". Acompanhe, a seguir, o bate-papo com a vocalista do Pato Fu:

Kboing - De onde veio inspiração para compor um trabalho nos moldes do disco / turnê "Música de Brinquedo"?
Fernanda Takai -
A ideia de um disco como o "Música de Brinquedo" surgiu há muito tempo em 1996, inspirado pela audição de um CD da turma do Snoopy cantando Beatles acompanhados por brinquedinhos. Quando nossa filha nasceu em 2003, voltamos a pensar com mais força no disco, mas tínhamos acabado de lançar um CD ao vivo, comemorando 10 anos de estrada. Esperamos mais um pouco pra só então, aos 18 anos de carreira, mostrar às pessoas um disco assim.

Kboing - Como tem sido a receptividade do projeto?
Fernanda Takai -
Muito boa! Os shows estão sempre esgotados, gente de todas as idades, uma alegria estampada no rosto das pessoas o tempo todo. É bom saber que as pessoas se emocionam tanto assim com música pop de boa qualidade que tem uma estética sonora curiosa.

Kboing - Tem atraído um público mais jovem com esse novo estilo?
Fernanda Takai -
Sim, isso é importante pra carreira da banda. Temos uma base de fãs que nos conhece há muito tempo, mas é sempre bom quando renovamos o público, trazemos mais gente pro nosso lado. Assim nossa expectativa de se fazer música a longo prazo continua firme. O mais legal da plateia do Pato Fu desde sempre é que é muito diversificada e isso se acentuou com o "Música de Brinquedo".

Kboing - O repertório é composto de clássicos brasileiros e internacionais. Como foi a escolha?
Fernanda Takai -
Foi bastante intuitiva. Fizemos uma lista de canções pop de todos os tempos e origens. Escolhemos aquelas com as quais temos uma ligação afetiva. Claro que havia muita coisa pra filtrar... no fim ficamos com aquelas que foram 5 estrelas na votação interna da banda.

Kboing - Com a agenda de shows lotada, compromissos profissionais, o assédio da imprensa para entrevistas, etc. como você faz para conciliar sua vida pessoal, família, amigos, lazer...?
Fernanda Takai -
Sou uma mãe e dona de casa comum... quer dizer, tenho uma parte da carreira que me dá bastante visibilidade, me faz subir em palcos, dar muitas entrevistas, escrever para jornais e revistas, ensaios, viagens, fazer programas de tv e rádios... mas no fundo, a rotina de muitas mulheres é assim. Várias jornadas e uma administração do tempo que precisa ser acertada. Gosto muito do que faço, tanto como artista quanto na vida cotidiana, então a motivação e o reconhecimento me movem o tempo todo. Ser uma pessoa disciplinada e pontual ajuda também, claro!

Kboing - Planejam lançar algum novo projeto este ano?
Fernanda Takai -
Vamos lançar o DVD do "Música de Brinquedo" no segundo semestre. Vai ser bem bacana! Aguardem... enquanto isso seguimos com a turnê porque o Brasil é enorme.

Kboing - Deixem uma mensagem para os fãs do Pato Fu que acessam o Kboing.
Fernanda Takai -
Pessoal, fiquem de olho nos sites www.patofu.com.br e www.fernandatakai.com.br, tem sempre novidades por lá. Obrigada por abrirem este espaço aqui para a nossa música! Beijinhos!

Comentários