A dupla de produtores Rock City, formada pelos irmãos Theron e Timothy Thomas declararam que a música "Man Down", de Rihanna, é uma resposta para "I Shot the Sheriff", de Bob Marley.
Depois de ser criticada pelas cenas de violência do clipe, Rihanna justificou que sua ideia era dar voz às vítimas, o que foi atendida pelos produtores.
"Quando escrevemos a canção, eu e meu irmão estávamos tentando recriar da melhor maneira possível, assim como Bob Marley fez em ‘I Shot the Sheriff’, na versão feminina do que teria sido", comentou Timothy Thomas.
"Nós queríamos que a canção fosse algo onde todo mundo pudesse ter uma opinião. Alguns acharam que parecia literal, outros acharam que parecia uma metáfora" [...] "É como se alguém fizesse o roteiro de um filme e é entregue perfeitamente. Eu só acho que as pessoas precisam de algo para falar... pois quando você ouve a música letra por letra, se ela atirasse literalmente [como é na letra], provavelmente teria sido um pouco [mais gráfico] se você me perguntasse", completou Theron Thomas sobre a polêmica em torno do clipe.