Para a tristeza dos fãs e dos amantes do rock, Eddie Van Hallen se despediu do mundo ontem, dia 6, após uma longa batalha contra o câncer.
Aos 65 anos, o músico deixou orfão não só nós, como apreciadores da sua arte, como também diversos artistas que se inspiravam no seu trabalho para dar sequência em suas obras.
O lendário guitarrista e fundador da banda Van Halen tinha câncer na garganta. Os médicos descobriram que a doença tinha se espalhado para o cérebro e outros orgãos.
Na internet, diversos artistas nacionais e internacionais se despediram do músico:
Tony Iommi declarou: "Estou simplesmente devastado depois de ouvir a notícia da morte do meu querido amigo Eddie Van Halen. Ele lutou uma longa e dura batalha contra o câncer até o último instante. Eddie era um tipo de pessoa especial, realmente um ótimo amigo. Descanse em paz, meu querido amigo, até nosso próximo encontro"
I’m just devastated to hear the news of the passing of my dear friend Eddie Van Halen. He fought a long and hard battle with his cancer right to the very end. Eddie was one of a very special kind of person, a really great friend. Rest In Peace my dear friend till we meet again. pic.twitter.com/Qs8tsLPANJ
— Tony Iommi (@tonyiommi) October 6, 2020
A ex-esposa e mãe de seu filho Wolfgang publicou uma foto de quando estavam juntos: "40 anos atrás, minha vida mudou para sempre quando te conheci. Vove me deu a verdadeira luz da minha vida, nosso filho Wolfgang. Apesar de todos os desafios do tratamento para o câncer de pulmão, você continuou com aquele espírito maravilhoso e sorriso travesso. Sou muito agradecida por eu e o Wolfie termos te abraçado em seus últimos momentos. Te vejo na nossa próxima vida, meu amor"
"Eddie era um pioneiro, um gênio e um amigo. Hoje o mundo perdeu uma lenda e uma pessoa única. Enviando amor a família e amigos", escreveu Joan Jett.
"Este é Eddie Van Halen uivando para as estrelas, vasculhando a estratosfera, uivando pelas crianças, pelos campos incendiados, e livre voa com duas mãos direto para o reino celestial onde há música", publicou Patti Smith.
"Eddie Van Halen era um super-herói da guitarra. Um verdadeiro virtuoso. Um músico e compositor impressionantemente bom. Admirá-lo na infância foi uma das forças que me fez pegar numa guitarra. Eu fiquei tão impressionado de assistí-lo mostrar tanto controle e expressão com seu instrumento. Aprender a tocar guitarra me ensinou várias coisas, mas nada sobre como tocar como Eddie Van Halen. E por isso eu nunca parei de assistí-lo com admiração adolescente e prometo que jamais pararei. Muito triste de saber de sua morte. Meu amor à sua família, companheiros de banda, amigos e equipe", dedicou John Mayer
Flea, do Red Hot Chili Peppers também fez a sua homenagem: "Ah, cara. Droga. Eu te amo, Eddie Van Halen. Um roqueiro de verdade, um músico profundo, um coração ENORME e um verdadeiro garoto de Los Angeles. Um inovador corajoso e o rei de todos os líderes. Que som! Espero que você toque com Jimi esta noite e voe livremente pelo cosmos. Uma parte vibrante da música deixou esta Terra. Completamente quebrado. Tão carinhoso, meu irmão. Todo o amor e condolencias à sua família".
"Estou com lágrimas nos olhos. Maldito, maldito, maldito câncer. Eddie Van Halen se foi muito cedo. Uma lenda do rock. Nunca o conheci, mas o admirei completamente. Jump é demais!", escreveu Boy George
Paul Stanley, do KISS, também fez a sua homenagem: "AH NÃO! Sem palavras. Um pioneiro e alguém que sempre deu tudo para sua música. Uma boa alma. Lembro de tê-lo visto pela primeira vez tocando no Starwood em 1976 e ele ERA Eddie Van Halen. Tão chocado e triste. Minhas condolências ao Wolfie e à famílias"
"Meu coração está partido. Eddie não era apenas um Deus da Guitarra, mas genuinamente uma alma bela. Descanse em paz, Eddie!", escreveu Gene Simmons.