Um estudo publicado pela revista científica "Child Development" indicou que crianças que possuem um bom vocabulário aos dois anos de idade chegam ao jardim de infância melhor preparadas do que àquelas que possuem um vocabulário escasso. A mesma pesquisa ainda revela que essa é uma vantagem que se apresenta também na parte acadêmica. Outros estudos já haviam mostrado que as crianças com melhor desempenho de comportamento no jardim de infância conseguem melhores oportunidades na escola e na sociedade quando crescem.
Pesquisadores de universidades localizadas no Estado da Pensilvânia, da Califórnia Irvine e de Columbia, analisaram dados de cerca de 8.650 crianças, cujo teste do vocabulário foi feito por meio dos pais. Para o conhecimento acadêmico, a estimativa foi medida através de avaliações de leitura e matemática.
Professores do jardim de infância também contribuíram com a pesquisa. Eles foram os responsáveis por avaliar o comportamento dos alunos, que levava em conta também a qualidade de vida e a situação socioeconômica das famílias dessas crianças, fatores muito significativos no desenvolvimento de uma criança. Os dados coletados indicavam que as crianças de família com rendas mais altas, do sexo feminino, e que têm pais atenciosos, mostraram um vocabulário extenso, enquanto àquelas nascidas abaixo do peso normal de um bebê e que têm pais com problema de saúde, ficaram em desvantagem.
Três anos mais tarde, os mesmos pesquisadores analisaram as mesmas crianças, o que fez com que eles notassem que àquelas que tinham mais vocabulário anteriormente estavam mais preparadas para o estudo acadêmico e foram melhores nos resultados de leitura, matemática, além de obeterem mais auto-controle e menos problemas de ansiedade.
Fonte: O Globo
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