Carta de John Lennon a Paul McCartney será leiloada

18 de abril de 2011, 17h16, por Da redação, por Tatiana Pires

Uma carta assinada por John Lennon cheia de ofensas a Paul McCartney e sua então mulher, Linda, falando sobre os bastidores do episódio da separação dos Beatles, irá a leilão nos Estados Unidos em maio. Segundo a BBC Brasil, a expectativa é de que o documento alcance o equivalente a R$ 100 mil.

Ouvir John Lennon  
Ouvir Paul McCartney
  

Datada de 1971, o material é uma resposta de Lennon a uma carta dirigida a ele e assinada por Linda. Entre os assuntos abordados está o tratamento dado pelos integrantes da banda (e pelo casal McCartney) a Yoko Ono.

''Estava me perguntando que fã dos Beatles irritadiça e de meia idade a tinha escrito. Resisti em olhar a última página para descobrir" [...] "Que diabos, foi Linda!'' [...] ''Eu espero que você perceba as merdas que vocês e os 'meus amigos gentis e altruístas' lançaram sobre mim e sobre Yoko desde que nós estamos juntos" [...] "Por vezes pode ter sido um pouco mais sutil ou será que eu deveria dizer mais 'classe média', mas não com frequência. Nós dois superamos isso algumas vezes e perdoamos vocês dois. Portanto, é o mínimo que vocês podem fazer por nós, pessoas tão nobres".

John Lennon comenta ainda o papel dos Beatles na música e ironiza uma suposta presunção de Paul McCartney em relação à visão dele sobre a dimensão da banda. ''Você realmente acha que a maior parte da arte atual surgiu por causa dos Beatles? Não acredito que você seja tão maluco, Paul. Você acredita nisso? Quando parar de acreditar, talvez você acorde! Nós não dizíamos sempre que éramos parte do movimento e não o movimento todo? Claro, nós mudamos o mundo. Mas tente seguir em frente. SALTE DO DISCO DE OURO E VOE!''

John Lennon assina a carta com os dizeres ''apesar de tudo, amor a vocês dois, de nós dois''.

A carta foi adquirida de um membro da família de John Lennon por um colecionador não identicado.