Um grupo de compositores brasileiros formado por Ruan Prado, Luana Matos, Patrick Graue e Calixto Afiune, junto aos pais do falecido Rodrigo Lisboa, afirmam que a música "Bzrp Music Sessions vol. 53", lançada por Shakira em 2023, apresenta trechos do refrão que seriam idênticos à canção "Tu Tu Tu".
Essa música foi originalmente gravada por Mariana Fagundes e Léo Santana em 2020, tendo posteriormente recebido uma nova versão pela dupla May e Karen.
Segundo o "Mundo GFM", Ruan Prado, um dos compositores contou que acusações são baseadas em análises técnicas que apontam semelhanças na melodia, na estrutura do refrão — particularmente o uso da repetição de "tu" —, e no tema central de empoderamento feminino e superação de traição. Os artistas brasileiros apresentaram um laudo técnico, elaborado com comparações detalhadas das partituras das músicas.
"A notificação foi feita em dezembro. Eles tomaram conhecimento e reconheceram o plágio do refrão. Pediram uma proposta, e enviamos. Desde então, estamos aguardando um retorno oficial sobre uma contraproposta", contou o músico.
Fredímio Trotta, advogado dos compositores, reforça que as evidências são claras. "A música assinada pela Shakira copia quase que integralmente o refrão da composição brasileira", declarou.
A proposta inicial foi enviada por WhatsApp em 20 de dezembro, após um pedido imediato feito pela gravadora. Contudo, segundo Trotta, a Sony alegou que só poderia dar uma resposta oficial em janeiro devido ao recesso da matriz. No último dia 15 de janeiro, os compositores foram informados de que a proposta foi recusada, mas sem que uma contraproposta fosse apresentada.
Os advogados agora preparam uma ação judicial contra Shakira, os demais autores da música e as gravadoras envolvidas, já que até o momento, a Sony Music não respondeu aos pedidos de comentário, e o escritório Veirano Advogados, que representa a gravadora, preferiu não se manifestar.
"Bzrp Music Sessions vol. 53" integra o álbum "Las Mujeres Ya No Lloran" e se tornou um hit global, acumulando prêmios como o Grammy Latino de "Melhor Canção Pop" em Língua Espanhola e quebrando 14 recordes.
Ouça as duas canções e tire as suas conclusões: