O sentimento de orgulho sublime por ser mulher foi lembrado nesta semana pelo site Kboing, que publicou matérias destacando as cantoras nacionais e internacionais de sucesso e relembrando aquelas que partiram e deixaram um legado de boas músicas.
Nesta quinta-feira, 8 de março, data em que é celebrado o "Dia Internacional da Mulher" vamos prestar uma homenagem às artistas que além de conquistarem fãs por toda a parte, tiveram o reconhecimento de seus trabalhos erguendo troféus de grandes premiações.
Whitney Houston
Aclamada como rainha do soul, a cantora vendeu 200 milhões de álbuns ao longo de sua carreira e conquistou 30 vezes o topo das paradas da Billboard.
Com sete discos de estúdio, Whitney Houston ganhou seis Grammys e 22 American Music Awards.
A cantora morreu aos 48 anos, no último dia 11 de fevereiro. Ela foi encontrada morta por um integrante de sua equipe na banheira de uma suíte no quarto andar do Beverly Hilton, hotel de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Adele
Com a carreira mais recente, a cantora britânica foi o grande destaque
na 52ª edição do Grammy, realizada neste ano. Adele venceu em todas as
categorias a que foi indicada, levando para casa seis prêmios, incluindo
melhor álbum, música e gravação do ano.
Os números de Adele são impressionantes, no último dia 1°, ela completou a 22ª semana no número 1 das paradas da "Billboard", com o álbum "21". Desde o lançamento nos Estados Unidos, em fevereiro de 2011, "21" conquistou a marca de mais de 7,6 milhões de cópias vendidas. Adele estreou no mercado fonográfico em 2008, com "19", que foi aclamado pela crítica. O álbum recebeu três certificações de platina no Reino Unido.
Shakira
Uma das mais bem sucedidas cantoras latinas, Shakira conquistou o mundo com o seu requebrado em roupas mínimas, sempre deixando a mostra sua barriga tanquinho.
A artista colombiana foi premiada com quatro Grammy e oito Grammy Latino. Shakira já vendeu mais de 70 milhões de cópias de discos.
Em novembro do ano passado, Shakira foi homenageada como a Personalidade do Ano de 2011 pela Academia Latina de Gravação, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O prêmio foi entregue em um jantar um dia antes da 12ª edição do Grammy Latino. Na mesma semana, a estrela internacional recebeu sua estrela na icônica Calçada da Fama, em Hollywood.
Ivete Sangalo
A musa baiana Ivete Sangalo já recebeu 11 indicações ao Grammy Latino e em 2005 venceu, com o álbum "MTV Ao Vivo - Ivete Sangalo", na categoria Melhor Disco de Música Brasileira Regional ou de Raízes.
A cantora de axé, que começou sua carreira em 1993 na Banda Eva vendeu mais de 10 milhões de discos desde os tempos do grupo. O projeto mais recente de Ivete Sangalo, o CD/DVD "Multishow ao Vivo Ivete Sangalo Madison Square Garden", logo após o lançamento em 2010 somava 500 mil cópias vendidas em todo o mundo.
Beyoncé
Em 2010, a popstar foi a primeira mulher a ganhar seis Grammy numa só noite, entre eles o de melhor canção.
O disco que marcou a estreia de Beyoncé na carreira solo, após deixar o Destiny's Child, "Dangerously in Love", vendeu 317 mil cópias na primeira semana, em 2003.
A cantora norte-americana de R&B figurou por diversas vezes no topo das paradas de vendas de discos pop nos Estados Unidos. Seu mais recente trabalho, "4", vendeu 310 mil cópias logo na estreia.
Lady Gaga
A cantora norte-americana Lady Gaga já na estreia mostrou ao que veio. O primeiro disco "The Fame" foi lançado em 2008, indicado ao Grammy de "Melhor Gravação Dance de 2009".
Seu terceiro disco "The Fame Monster", ganhou o Grammy de "Melhor Álbum Pop". O single "Bad Romance", retirado do mesmo disco conquistou dois Grammys, na premiação.
Também no ano passado, vendeu 1.108.000 de cópias do disco, "Born This Way", na primeira semana de vendas nos Estados Unidos e no Canadá. Com isso, ela alcançou o feito ser a 17ª artista a conseguir vender mais de 1 milhão de discos na semana de lançamento.
Jennifer Lopez
A versátil Jennifer Lopez é cantora, atriz, produtora musical e de televisão, compositora, dançarina e mostra talento em todas as áreas que resolve se dedicar. Na área músical, ela lançou sete discos, sendo o mais recente "Love?", que chegou ao mercado no ano passado.
Descendente de latino-americanos, J.Lo - como é conhecida, ganhou o American Music Award de 2003 na categoria Artista Feminina de Pop/Rock Favorita e o American Music Award de 2007 na categoria Artista Latino Favorito. A artista já vendeu mais de 55 milhões de discos em todo o mundo.
Mariah Carey
A diva gravou 13 álbuns e é uma das artistas mais premiadas da música mundial. Entre os prêmios a cantora ganhou cinco Grammy (sendo a segunda cantora mais indicada ao prêmio, atrás de Aretha Franklin), um Óscar e um Globo de Ouro.
Mariah Carey foi agraciada com o prêmio de "Artista do Milênio" pela World Music Awards. Ao todo são mais de 251 prêmios.
Até o final de 2010, a cantora norte-americana vendeu mais de 53 milhões de discos somente nos Estados Unidos.