Dia Mundial do Rock é celebrado nesta segunda

13 de julho de 2009, 16h27, por Da redação, por Tatiana Pires

Em 13 de julho de 1985, vocalista da Boomtown Rats, Bob Geldof, promoveu um dos maiores shows de rock do mundo, o Live Aid, com dois shows simultâneos na Filadélfia e em Londres, reunindo artistas como Madonna, U2, Rolling Stones, Paul McCartney, entre outros. Visto por cerca de 2 bilhões de pessoas de 140 países, o Live Aid, visava a angariar fundos para combater a miséria no continente africano. Desde então, a data passou a ser dedicada a comemoração do Dia Mundial do Rock.

 

O ritmo que tem fãs das mais diversificadas idades ganhou em setembro do ano passado uma exposição temática. Nomeada “RockWalk Brasil”, a mostra é uma espécie de Calçada da Fama do rock nacional, inspirada na “RockWalk”, localizada em Hollywood. O diferencial da exposição brasileira é que ela é itinerante.

 

Na exposição, o público pode conferir placas de concreto, impressas em baixo-relevo, com autógrafos e mensagens gravadas por grandes nomes da história do rock nacional, além de guitarras autografadas, painéis com fotos e informações de trajetórias e objetos pessoais cedidos por  feras do rock brasileiro.

 

Atualmente, a “RockWalk Brasil” é formada por 120 ícones do rock nacional, divididos em três categorias:

 

- Músicos (artistas solo ou bandas em atividade) – Capital Inicial, O Rappa, Lobão, Ultraje a Rigor, Jota Quest, Sepultura, entre outras;
- “In Memoriam”, com artistas que faleceram – Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza, Mamonas Assasinas, Cassia Eller, Marcelo Fromer entre outros;
- Especial (artistas que tiveram alguma contribuição com o ritmo – Sérgio Reis (que no inicio de sua carreira cantava rock com o nome de Johnny Johnson), passando por compositores, produtores, jornalistas e fabricantes de instrumentos.

 

Ribeirão Preto ganhará parque temático de rock

 

A cidade-natal do idealizador do projeto, Márcio Mota, abrigará Parque do Rock. O parque localizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ocupará uma área de cerca de 170 mil metros quadrados, que será dividido em vários setores e oferecerá mais de 30 atrações.

 

A construção do prédio principal será feita na forma de uma gigantesca guitarra de 340 metros de comprimento por 114 de largura. No site www.parquedorock.com.br é possível conhecer os detalhes do projeto.