Já não era sem tempo. Finalmente, a música clássica ganha uma justa homenagem, a partir de hoje, o dia 5 de março será destinado a comemoração do Dia Nacional da Música Clássica.
A data foi criada pelo presidente Lula em janeiro de 2009, e foi escolhida após uma enquete na Internet. O dia escolhido marca o aniversário do compositor Heitor Villa-Lobos, morto em 1959.
Concertos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília vão marcar a primeira vez da comemoração no Brasil. Confira a programação completa no site do Viva Música: www.vivamusica.com.br que está organizando o evento.
Música Clássica
Também conhecida como música erudita, a música clássica engloba uma série de estilos musicais, desde técnica composicionais a entretenimentos.
O termo música clássica se refere à música acadêmica. “É o estudo da forma e estilo, analisando as tradições preestabelecidas no decorrer da história da música. É também baseada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental”, explica a professora de violino Camila Constantino.
Camila de 25, leciona aulas de violino há 8 anos. “A música clássica está no sangue da minha família, meu pai tem o conservatório que ele herdou do meu avô. Minha paixão por este tipo de música vem desde a minha infância, não consigo ficar sem tocar um só dia, quando acontece parece que está faltando algo”.
O termo "música clássica" surgiu no início do século XIX, com a finalidade de "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro.