Após uma petição online, o dicionário Michaelis vai alterar a definição da palavra "casamento". Anteriormente definido como "união legítima entre homem e mulher", a versão digital já pode ser encontrada com o novo significado: "ato solene de união entre duas pessoas". A iniciativa foi dada por Eduardo Santarelo, paulista, casado há três anos com seu companheiro Maurício. A petição foi feita pelo site Change.org, no qual ele conseguiu a assinatura de três mil pessoas.
Breno Lerner, diretor da "Editora Melhoramentos", responsável pela publicação do dicionário, agradeceu o alerta e afirmou que as novas versões em papel serão reimpressas com a nova definição. "Agradecemos ao organizador e signatários por nos alertarem sobre este importante tópico. Solicitamos a nossos dicionaristas uma nova redação do verbete. Para as versões em papel, conforme sejam feitas as reimpressões e novas edições, o verbete será corrigido", informou.
Portanto, a nova definição traz o seguinte verbete: "Ato solene de união entre duas pessoas; casório, matrimônio. 2 Cerimônia que celebra vínculo conjugal; matrimônio. 3 União de um casal, legitimada pela autoridade eclesiástica e/ou civil; matrimônio".
Na petição, Eduardo Santarelo afirmou que vive "três anos de amor e parceria", e que é "inaceitável que, até hoje, eu, meu companheiro e muitos outros casais ainda não sejam representados em um dos mais respeitados e influentes dicionários da Língua Portuguesa".
Outros dicionários como o Aurélio e o Houaiss já obtém a definição de casamento sem indicação de gênero.
Fonte: G1
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!