No início desta quinta-feira, 24, nos deparamos com um post no qual dizia que Zé Neto e Cristiano seriam os novos embaixadores da Festa do Peão de Barretos. Entretanto, a dupla não poderia usar o título 'Embaixador' no evento, pois o mesmo havia sido registrado pelo sertanejo Gusttavo Lima.
Um perfil no Twitter, de um fã clube do Luan Santana, com o nome de @GraciosoLuan, postou imagens de uma conversa, pedindo que espalhassem a notícia de que Gusttavo registrou a palavra 'O Embaixador' e que agora a Festa do Peão de Barretos não terá direito de usar esse termo para os futuros representantes.
eu tô chocada MANO pic.twitter.com/s7C1BsjmWp
— bia (@GraciosoLuan) 23 de janeiro de 2019
Para checar as informações, entramos no site INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e verificamos que realmente há 2 pedidos de registros como NIVALDO BASTISTA LIMA, nome de batismo de Gusttavo Lima.
Na página, a situação para 'O Embaixador' consta como "Aguardando prazo de apresentação de oposição" e podemos conferir que há diversas especificações que englobam a palavra como "Apresentações de espetáculos ao vivo", "produção musical", "Organização de espetáculos" entre outras.
Porém, os processos foram publicados em 22 de janeiro de 2019, estando aberto pelo prazo de 60 dias para apresentação de oposição por terceiros que não concordem com o termo.
Cintia Tambor e Antonio Bento de Souza, advogados especialistas da BEERRE Marcas e Patentes, explicou ao Kboing que, pelo período, 'O Embaixador', "ainda não é marca registrada" podendo ser usada normalmente.
Apesar do perfil @nemtecontobarretos também propagar a notícia que não será possível usar o termo na festa, fontes ouvidas pelo Kboing disseram que existe um acordo entre o músico e organizadores e que em breve serão divulgadas novas informações.
No Instagram mencionado acima, há um questionamento sobre como Os Independentes resolverão a questão e até brincaram com possíveis novos termos para os futuros representantes.
Nos stories, também aproveitaram para dizer que é "uma bela hora para chamar um mulher":
Outro internauta ainda comentou que o "cargo" é apenas simbólico:
E é claro que as críticas ao sertanejo não ficariam de fora:
Tem quem fez meme:
E tem quem foi mais duro em relação a atitude de Gusttavo:
Vale lembrar que a festa, a maior da América Latina, já trabalha com o termo "embaixador" há muitos anos e pode provar seu uso em edições anteriores.
"A Festa do Peão de Barretos já usa esse termo, e dentro de um espaço superior há 6 meses, por esse motivo também tem direito", explicou o Dr. Bento, da Beerre.
Em contato com a assessoria de imprensa da Associação Os Independentes, no momento, eles não se manifestarão sobre o assunto, mas prometeram novidades para os próximos meses.
É importante mencionar também que, além de participar 2 anos seguidos da Festa de Peão de Barretos como embaixador, o novo projeto musical de Gusttavo é intitulado "O Embaixador" e esse, talvez, seja o único motivo do músico em querer proteger a palavra e não extinguir de uma festa tão popular.
Em relação a assessoria do músico, estamos aguardando uma posição.
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!