Entrevista - DJ Ton Borges

27 de janeiro de 2010, 17h16, por Da redação, por Tatiana Pires

DJ profissional há seis anos, Ton Borges prima pela excelência em seu trabalho. Seus planos são estudar mais sobre música, softwares de produção musical, para dar um passo a mais como produtor e conquistar reconhecimento também nesta área.

Com o objetivo de colocar a galera para 'derreter' nas pistas, o DJ Ton Borges procura sempre tocar aquilo que irá agradar ao público. “Ultimamente venho pegando músicas antigas que foram hits há algum tempo e trabalhando em cima delas fazendo alguns bootlegs para poder tocá-las”, comenta.

Em entrevista ao Kboing, Ton Borges fala sobre sua trajetória na e-music, o mercado, a experiência de tocar em um projeto itinerante como a Boate Dunas que acontece em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, desde o dia 15 e segue até o dia 6 de fevereiro.

Confira a entrevista:
 
Kboing – Quando iniciou sua carreira de Dj?
DJ Ton Borges –
Comecei a tocar em pequenas festas, eventos privados em 2002, mas como DJ profissional comecei em 2004 por intermédio de dois amigos DJs Fabian e Rafael Palazzio.

Kboing – Qual lugar mais inusitado que já se apresentou? 
DJ Ton Borges –
Já toquei em alguns lugares inusitados, mas um dos que me impressionaram muito foi no ano passado no navio universitário da Aloha Turismo, foi uma festa a bordo de um navio em um lugar paradisíaco com pessoas bonitas, estrutura fantástica, tudo favoreceu para que eu fizesse um excelente set após o show da galera do Rappa; realmente foi incrível.

Kboing – Existe um preconceito na mídia na hora de divulgar o Dj - bandas e duplas tem espaço maior?
DJ Ton Borges –
Se eu disser que não existe o preconceito estarei mentindo, existe sim, mas hoje em dia muito pouco, clubs, festas vêm dando destaque igual tanto para DJs como bandas que é o caso do club onde sou residente que dá um imenso destaque ao meu trabalho não diferenciando DJs de bandas.
Infelizmente há aqueles lugares em que pessoas não vêem DJ como um músico, uma atração de destaque, e sim um mero coadjuvante.
Vejo também em alguns lugares que toco o preconceito de integrantes de bandas, digo poucos, em relação a nos DJs; muitos não consideram DJs como músicos mas tenho certeza que se procurarem conhecer a fundo a profissão mudariam este conceito, pois para se produzir uma música por exemplo o DJ tem que ralar muito, conhecer muito sobre softwares, partituras, timbres, notas…

Kboing – No seu estilo, o que você procura fazer para se diferenciar?
Dj Ton Borges –
No meu estilo, house music, procuro sempre tocar aquilo que sei que irá agradar a pista, ultimamente venho pegando músicas antigas que foram hits há algum tempo e trabalhando em cima delas fazendo alguns bootlegs para poder tocá-las. A galera se identifica muito com isso, pois para muitos essas tracks marcaram uma época. Alguns DJs me questionam: - você vai tocar isso, isso é muito antigo, não acha?E eu logo respondo - não existe música velha ou nova, o que existe é música boa ou não. Se a música marcou época, é boa...certo de que tentarei encaixá-la no meu set.

Kboing – Quais as promessas do house music para 2010?
DJ Ton Borges –
A house music vem com muita força em 2010, muita track com cada vocal incrível, grooves bem trabalhados muita coisa antiga que está voltando em novos remix; o que me deixa muito feliz são produtores brasileiros queridos amigos (Buga, Mora, Ulisses Nunes, Carlo Dall’aense , Fabio Castro) que estão se destacando lá fora com suas produções.

Kboing – Quais os seus planos como DJ para este ano?
DJ Ton Borges –
Quero continuar tocando e muito, fazendo meu trabalho cada vez melhor e também quero estudar mais sobre música, softwares de produção musical, quero dar um passo a mais como produtor e ser reconhecido com isso também, leva tempo para conseguir emplacar alguma produção, algum hit, mas irei trabalhar bastante para isso.
Galera poderá acompanhar minhas produções, lugares onde irei tocar, fazer download dos meus sets através do meu site www.tonborges.net ou pelo twitter www.twitter.com/tonborgedj

Kboing – Ser residente de um projeto itinerante é desafiador?
DJ Ton Borges –
Sim muito desafiador, mas sou uma pessoa que gosta de desafios e isto me empolga para poder trabalhar muito, fazer sets cada vez melhores e marcantes; a Dunas me proporciona fazer este tipo de coisa, pois o lugar é incrível o soundsystem ficou fantástico então todo fim de semana saiu de casa empolgadíssimo para tocar e tocar ao lado de grandes nomes da e-music.