Brincadeiras ao pé do piano, sopros em uma gaita, um dedilhar na sanfona, um violão, um amigo e logo mais um grupo musical. Foi nessa evolução que surgiu um dos ícones da música brasileira: Milton Nascimento.
Faixas versadas em sua voz como "Canção da América", "Travessia", "Coração de Estudante" e muitas outras, são até hoje símbolos musicais e patriotas.
Reconhecido mundialmente, um currículo repleto de grandes prêmios e com uma trajetória incrível, Milton Nascimento falou ao site Kboing sobre os planos para 2012, o projeto "Nascimento Música" e muito mais. Confira a entrevista!
Kboing – Você começou a cantar quando o Brasil passava por um momento complicado, a Ditadura Militar. Quase todas as músicas não eram 'aconselháveis' para o país daquela época. Como enxerga a atual realidade do mundo musical em comparação ao passado?
Milton Nascimento - A questão é muito mais ampla do que analisar apenas a "realidade do mundo musical". A diferença é que antes tínhamos um Governo Militar altamente repressor, e hoje somos governados por políticos escolhidos pelo voto aberto. Mas, infelizmente, o povo brasileiro ainda vive os mesmos problemas sociais dos anos da ditadura.
Kboing – A música "Coração de Estudante" é uma faixa que retrata várias épocas. Foi símbolo das Diretas Já, da morte de Tancredo Neves e até hoje quando tocada é muito reverenciada. O que ela representa para você?
Milton Nascimento - A música é do meu amigo Wagner Tiso e a letra é minha. Infelizmente a emenda das Diretas Já não conseguiu ser aprovada, mas foi um momento muito importante na história do Brasil. E essa canção vai ficar marcada por representar uma época.
Kboing – Os jovens talentos podem contar com o apoio de seu projeto "Nascimento Música", que auxilia novos compositores... como tem sido a repercussão desse trabalho?
Milton Nascimento - O selo Nascimento foi criado em 2002, mas não foi pensando só como um projeto para ajudar novos compositores. É uma produtora criada também para cuidar da minha carreira. Desde então já lançamos os DVDs "Tambores de Minas", a "Sede do Peixe" e "Pietá", bem como o CD duplo "Trilhas de Balé", contendo as gravações originais das trilhas "Maria, Maria" e "Último Trem" especialmente compostas para o Grupo Corpo respectivamente em 1976 e 1980, e até então inéditas no mercado. Em 2007 lançamos o disco da cantora Marina Machado, e em 2010 lançamos o disco do jovem Pedro Bernardo e o meu mais novo disco, "E a Gente Sonhando".
Kboing - Como nasce uma canção? O que se torna inspiração para você?
Milton Nascimento - Essa pergunta é muito abstrata, pois uma canção pode nascer a qualquer momento. Esse é um tipo de impulso que não tem como controlar.
Kboing – Qual música mais te emociona e por quê?
Milton Nascimento - Outra pergunta muito difícil de responder, porque centenas de músicas me emocionam.
Kboing - Como avalia o papel da internet nos dias de hoje? Ela ajuda ou atrapalha o trabalho do artista?
Milton Nascimento - A internet só ajuda os artistas, e muito! Pois hoje em dia quase toda a divulgação é feita através de veículos online. Sem falar que temos um canal direto de comunicação com as pessoas que acompanham nosso trabalho.
Kboing – Seu último trabalho, "E a Gente Sonhando", foi lançado pelo seu selo próprio. Quais as maiores facilidades e/ou dificuldades encontradas?
Milton Nascimento - Foi um trabalho muito longo de produção, mas ao mesmo tempo bastante prazeroso. E como foi a Nascimento quem estruturou todo o projeto, tínhamos liberdade para fazer tudo que a gente queria!
Kboing – Projetos para os próximos meses! Os fãs podem esperar algum novo trabalho?
Milton Nascimento - Ano que vem vamos comemorar 45 anos de "Travessia", e vários projetos devem acontecer em 2012. Shows, gravações, eventos, enfim, temos muitas surpresas para o ano que vem!
Kboing – Deixe um recado para o pessoal que aprecia seu trabalho em nosso site.
Milton Nascimento - Queria dizer a todos que gostam de mim para acompanhar o acontece na minha carreira através do site www.miltonnascimento.com.br, todos os meus compromissos, shows e lançamentos vocês podem conferir lá. E outra coisa muito importante, quem quiser falar comigo pode deixar um recado que eu leio todos. Um forte abraço e estamos aí!