Uma pesquisa da Universidade do Estado de Ohio informou que homens que costumam tirar muitas fotos próprias, mais conhecidas como "selfies", e compartilhá-las nas redes sociais, têm mais chances de apresentar sinais de psicopatia. O estudo foi feito com 800 americanos com idades entre 18 e 40 anos.
Segundo consta, a publicação de uma grande quantidade de selfies tem uma correlação positiva com a psicopatia, já que esta é definida como a falta de empatia ou relação aos outros e também, a impulsividade.
Jesse Fox, professora assistente de comunicação na universidade, explica que "a psicopatia é caracterizada pela impulsividade, eles estão indo tirar as fotos e colocá-las online imediatamente. Eles querem ver a si mesmos. Eles não querem gastar tempo editando".
Porém, se o homem edita as fotos antes de postá-las, o traço de personalidade localizado pelo estudo é a ansiedade e a auto-objetificação. Para os pesquisadores, quanto mais fotos publicadas editadas, mais sinais de perturbações sobre a aparência do indivíduo.
O levantamento ainda afirma que os homens da categoria também podem apresentar sinais de narcisismo, isto é, se sentirem mais inteligentes, atraentes ou melhores que os outros. "Não é uma surpresa que homens que postam muitas selfies são mais narcisistas, mas essa é a primeira vez que isso foi confirmado em um estudo", ressaltou Fox.
No entanto, de acordo ainda com a pesquisadora, o nível de psicopatia, auto-objetificação e narcisismo (conhecidos juntos como "Tríade Negra") apresentado pelo participantes do estudo está dentro da média.