Todo mundo acha que as jiboias matam suas presas por asfixia, né? Mas essa informação é apenas um mito. Cientistas da Universidade Dickinson da Pensilvânia, nos EUA, descobriram que, na verdade, o método pelo qual essa espécie mata tem a ver com o fluxo sanguíneo de suas 'vítimas'.
O estudo foi publicado pela revista britânica "The Journal of Experimental Biology". Para a descoberta, eles testaram ratos anestesiados, medindo suas funções cardiovasculares antes e após o ataque de uma jiboia. O intuito era registrar os efeitos desse ataque no sistema circulatório.
Ao invés de asfixiar, a jiboia na verdade restringe o fluxo sanguíneo de suas presas, o que priva os órgãos vitais de oxigênio (isquemia), além de destruir o tecido do coração, do fígado e do cérebro rapidamente. Scott Boback, diretor responsável pela pesquisa, contou em entrevista à BBC que "uma ausência de fluxo sanguíneo causa a morte do animal muito mais rápido que a asfixia".
É a primeira vez que um estudo documenta a resposta fisiológica da vítima à constrição da jiboia, que também pode limitar a respiração do animal caçado. Como a espécie adquiriu esse método letal ainda será estudado, já que ele é único no reino animal.
Fonte: UOL
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!