O exército dos EUA decidiu permitir que mulheres se ingressem na formação de elite Rangers, que até agora só autorizava a participação de homens. O motivo de abrirem as "vagas" para o sexo feminino é para que todos os recrutas, independentemente de ser homem ou mulher, possam se formar em todas as posições de combate.
O secretário do Exército, John McHugh, explicou a decisão. "Temos de assegurar que esta formação seja aberta a todos os soldados qualificados e capazes, independentemente do sexo".
Em abril, a formação já havia sido aberta para as mulheres, porém em fase experimental, o que obteve a aprovação de duas mulheres em todos os testes. Shaye Haver (primeira-tenente) e Kristen Griest (capitã) cumpriram o difícil treinamento físico de 61 dias consecutivos, com pouca comida e pouco sono, assim como os testes em que os homens são submetidos. Tanto esforço e dedicação foram recompensados. As duas receberam suas insígnias em uma cerimônia em Fort Benning, no sudeste da Geórgia, no dia 21 de agosto.
O governo de Barack Obama introduziu em 2013 o princípio de que todas as posições de combate podem ser preenchidas por mulheres a partir de 2016, salvo exceções que devem ser devidamente justificadas pelos serviços envolvidos (Exército, Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais).
Fonte: G1
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!