Família é o ingrediente especial no Comida Di Buteco

02 de maio de 2017, 15h30, por Alexandre Murari
Divulgação

Em curso pelo Brasil inteiro, o concurso Comida di Buteco, que neste ano chega com o tema "Cereais", usa de alguns critérios para selecionar os bares participantes da competição, e é por isso que ter a família à frente do empreendimento é o essencial, já que isto resgata aquele toque de amor e dedicação nos pratos dos participantes.

→ Enterro de Belchior tem homenagens de amigos e familiares

Em meio a isso, portanto, os botecos passaram a ser o sustento de algumas pessoas, e, de acordo com alguns proprietários de bares participantes, as contas são pagas através do lucro do local. O estreante Alcides Lazaro dos Santos, proprietário do Bar do Cidinho, de São José do Rio Preto – SP, seguiu a tradição e colocou a família inteira para trabalhar no boteco.

→ Confira momentos de Tye Trujillo ao lado do Korn

Esposa, filha e genro, além de 3 funcionários, dividem tarefas como servir mesas, recebimento no caixa e produção dos petiscos. "O bar é da época do meu pai, desde 1963. Passou para meu irmão e, em 1984, eu assumi. Hoje cada um de nós tem uma função, e quem fica na churrasqueira é o Alemão, meu genro", disse.

De acordo com Cidinho, como é conhecido Alcides, a vocação de comerciante vem de família. "Tudo começou com o meu avô, em Guaraci, lá o bar se chamava Empório dos Santos, e vendia vários tipos de alimentos, bebidas, ingredientes", finalizou.

→ Acidente em show de Safadão é investigado pela Polícia

E o clima familiar da competição vai mais além. Tem boteco que é instalado na própria casa do proprietário, como acontece com o 7 Copas, também de São José de Rio Preto, comandado pelo Sidnelson Alexandre da Silva Junior, também conhecido como Jacaré.

Passado de pai para filho, o bar sempre funcionou na casa da avó de Jacaré, e após algumas reformas, o 7 Copas foi ganhando forma. "Depois da participação no Comida di Buteco, eu consegui mudar o bar, fiz algumas mudanças, mas a intenção é que a pessoa se sinta em casa, como eu me sinto. E na hora de servir as mesas, tenho ajuda até do meu filho", afirmou.

O boteco surgiu após uma decadência no setor em que o pai de Jacaré trabalhava, e para tirar seu sustento decidiu colocar uma churrasqueira em frente à casa. "As pessoas foram aparecendo e os espetinhos começaram a fazer sucesso com a vizinhança, e até hoje, o famoso “pão de cada dia” é tirado das finanças do bar", concluiu. A competição começou no dia 14 de abril e vai até 7 de maio. A lista dos bares participantes está no site.