Hoje em dia temos várias opções de cofrinhos, mas sempre que pensamos em juntar as moedas a primeira imagem que nos vem à mente é um porquinho. Existem três teorias das razões que os cofrinhos tenham derivados do animalzinho: uma é de origem gramatical, outra Chinesa e outra supersticiosa.
A teoria do Horóscopo Chinês tem no signo do porco a representação da fortuna. Ou seja, criaram os porcos de argila para trazer prosperidade financeira para as casas dos chineses.
A segunda teoria é a da multiplicação e foi criada pelo engenheiro Sebastian la Pestre. Segundo o engenheiro, em 10 anos, cada leitoa pode produzir até seis milhões de filhotes, e nada mais simbólico para um objeto que serve para guardar dinheiro.
E a última teoria, mas não menos importante, inclusive a que achamos mais interessante vem do período medieval e trabalha a gramática. No século XVI, quem não tinha dinheiro para os utensílios de metal, usava uma argila vermelha chamada Piggy Clay. Nesta época os cofres já eram produzidos com essa argila, e com o passar dos tempos foram chamados de Piggy Banks. Há quem diga que para começar a construir os cofres em formato de porco, foi necessário que um artesão confundisse o "Piggy" com "Pig", que é "Porco" em inglês.
Fonte: Muito Interessante