A Lava Jato, grande investigação que alimenta a ideia de livrar o Brasil da corrupção, nos últimos dias, realizou a Operação Boca Livre, que investiga fraudes na Lei Rouanet, esta que, voltada à cultura, proporciona recursos para artistas realizarem projetos, espetáculos, shows etc.
No entanto, a etapa investigativa descobriu esquemas criminosos que havia favorecido dezenas de pessoas e grupos. Sobre este fato, o apresentador Jô Soares, em seu programa exibido pela Rede Globo, falou da importância que tem a lei para os profissionais independentes:
"A Lei Rouanet é muito importante para ajudar os profissionais que necessitam montar trabalhos e não têm recursos. Hoje em dia é muito difícil você montar um espetáculo sem essa captação. Não é preciso acabar com a lei para você transformá-la em algo justo e bem policiado."
Além de destacar o verdadeiro objetivo da Lei Rouanet, o apresentador também falou sobre os mecanismos corruptos que tomaram conta da lei:
"A lei está sendo usada de uma forma louca, como, por exemplo, para patrocinar festas. Em contrapartida, tem produções de grupos pequenos que ficam na fila um tempão esperando e não recebem nada. É impressionante como utilizam de maneira errada uma lei que é feita para o bem, para o desenvolvimento cultural".