"Renato é poeta?" Foi justamente esse o questionamento que inspirou a pesquisa de Julliany Mucury. O livro "Renato, o Russo" mergulha de maneira inédita na trajetória de um dos maiores poetas e cancionistas da história da música brasileira, desvendando as múltiplas qualidades e significados que formaram as personalidades do jovem Renato Manfredini Jr. e do artista Renato Russo. Depois de dez anos de pesquisas, coletas de dados e análises da obra do vocalista da Legião Urbana, a pesquisadora apresenta em detalhes o legado das poesias de Renato e a sua contribuição para a cultura e o pensamento do país. Editado pela Garota FM Books, o livro está em uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse e vai celebrar o legado de Renato Russo em outubro, quando sua morte completa 25 anos.
Entre as recompensas estão o próprio livro, que tem capa assinada por outro brasiliense, o artista plástico Alex Moraes, e será impresso em três cores (laranja, roxa e preta), e os outros títulos da editora ("Discobiografia Legionária" e "Discobiografia Mutante", de Chris Fuscaldo, e "Jimmy Page no Brasil", de Leandro Souto Maior). O nome na lista de apoiadores é por tempo limitado, pois o livro precisa passar pela diagramação para ir para a gráfica. Empresas ou marcas que quiserem sua logo em uma página de apoiadores culturais também podem adquirir esse espaço nesse mesmo período.
O livro
"Renato, o Russo" dialoga com os relatos biográficos já publicados sobre o cantor e compositor, cuja carreira se iniciou em Brasília. No entanto, o livro vai por um viés diferenciado, analisando a fundo as canções de Renato Russo, bem como o contexto musical, histórico e poético em que elas foram produzidas. Inspirada pelo termo "cancionista", usado pelo músico e linguista Luiz Tatit em um de seus livros, a brasiliense Julliany Mucury afirma que Renato foi muito mais do que um poeta e que sua obra merece estar entre os cânones da música brasileira.
"O Renato Manfredini Jr. escreve para nós. E o que ele quer nos dizer? Para responder a isso, eu fui em busca de 29 letras de autoria exclusiva do Renato, algumas delas descobertas há pouco tempo, e que dizem muito. Dá para a gente traçar um grande legado poético do Renato e o legado que ele quis deixar como mensagem, algo importante para ele, que se preocupava muito com as palavras", revela Julliany.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta nossa página no Facebook!
Fonte: Assessoria de Imprensa