A ex-noiva do cantor Liam Payne, Maya Henry, havia escrito um livro sobre o que viveu com o músico nos anos de relacionamentos. Os dois iniciaram o namoro em 2018 e o noivado dois anos depois. Eles terminaram o relacionamento em junho de 2021, reataram um tempinho depois e terminaram de vez em abril de 2022.
Foi através do livro "Looking Forward" que detalhes do namoro turbulento que viveu ao lado de Liam chegaram ao público. A obra retrata supostas situações de abuso emocional e físico que teria enfrentado. O romance de ficção traz detalhes autobiográficos para contar a história de Mallory, uma jovem que se envolve com um músico famoso, que pertence, a uma boyband - o que seria uma alusão ao próprio Liam, ex-One Direction.
Na trama, Mallory vive momentos traumáticos ao lado do namorado, que enfrenta vícios e crises na carreira. Ao descobrir sua gravidez, ele chega a obrigá-la a realizar um aborto, reagindo de maneira violenta e fazendo ameaças à namorada, forçando-a a ingerir uma pílula abortiva.
Em entrevista a "People", Maya havia contado que a obra é classificada como ficção, mas foi inspirada no seu relacionamento com Liam, durante o período da quarentena.
"Tive, sim, algumas complicações (decorrentes da ingestão de pílula abortiva) e tive que ir sozinha para o hospital. Foi muito solitário ver homens dizendo: 'Vai parecer uma menstruação intensa, não vai ser tão doloroso, vai ser fácil'. Mas eu penso, você nunca passou por nada assim, então como você saberia me contar?", contou na ocasião.
Um amigo de Liam, havia comentado que ela não deveria lançar o livro, devido ao estado emocional que o músico se encontrava. "Não acho que você deveria soltar o livro, se algo acontecer com ele, não só você vai se culpar, como o mundo todo vai te culpar".
Recentemente, há uns 10 dias, Maya havia contado no TikTok, que Liam ainda a perseguia. "Desde que terminamos, ele me manda mensagens, vai explodir meu telefone, não só do telefone dele, é sempre de números de telefone diferentes também, então nunca sei de onde isso vai vir".
@mayahenry Replying to @marie ♬ original sound - Maya Henry
Liam já havia comentado sobre sua luta contra as drogas e o álcool, confirmado que isso havia afetado seu relacionamento. Em junho do ano passado ele passou seis meses sóbrio, tendo passado 100 dias em uma clínica de reabilitação.