E mais um exoplaneta (planeta que orbita em sistemas solares que não sejam o nosso) foi descoberto pelo satélite Kepler. A informação foi veiculada nesta quinta-feira, 23, no "The Astronomical Journal" por pesquisadores da NASA. Batizado de Kepler–452b, o planeta tem características similares ao planeta Terra, contudo, cerca de 60% maior que seu 'primo' distante.
Apesar de ter grande chance de ser um planeta rochoso, ainda não descobriram qual a massa e composição de Kepler-452b. O que aumenta as semelhanças entre as 'Terras' é que a recém-descoberta demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela, a Kepler-452, esta, apresenta as seguintes características: um bilhão e quinhentos mil anos mais velha que nosso Sol, 20% mais brilhante, 10% maior e a mesma temperatura fornecida pela estrela que rege nosso sistema solar.
A equipe de pesquisas da NASA está entusiasmada com a notícia: "inspirador considerar que esse planeta já vive há 6 bilhões de anos na área habitável dessa estrela, mais do que a Terra. Isso é uma oportunidade substancial para a vida surgir, devem existir todos os ingredientes e as condições necessárias para a vida existir neste planeta, declarou Jon Jenkis, chefe do projeto do satélite explorador."
Importante informar que além da recente desoberta, já existem onze exoplanetas que possivelmente se encontram em áreas habitáveis. Confira na imagem abaixo a localização de dois destes planetas.
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!