O início do rock internacional

13 de julho de 2012, 13h22, por Amanda Ramalho

Essa semana relembramos vários artistas que morreram, mas que deixaram grandes legados musicais. Aproveitando o clima do dia rock conheça, de maneira rápida, a história de onde tudo começou.

- Artistas que fizeram a história no rock nacional
-
Artistas que fizeram a história do rock internacional
- Você sabe por que 13 de julho é o Dia do Rock?

Ele nasceu como uma maneira de expressar os sentimentos e transmitir o vigor de um adolescente e de uma época. Desde o seu primórdio o rock passou por diversas mudanças e, hoje o que é rock para um, pode não ser para outro e vice-versa.

Rock é um termo abrangente que determina um gênero musical que nasceu em meados dos anos 50. Na verdade o rock traz em suas origens descendências do blues, uma pitada de country, um pouquinho do rhythm and blues, entre outras influências como o folk, o jazz e, claro a música clássica.

O ritmo foi considerado como uma versão mais agressiva do blues, o rhythm and blues se aperfeiçoou a partir da necessidade dos cantores em se fazer ouvir nos lugares em que tocavam, já que os sons dos instrumentos elétricos exigiam um canto mais gritado. Para a consolidação da primeira forma do rock - o rock'n'roll - houve também a junção com a música branca, a chamada country and western (música rural dos EUA).

Na época, os mais atingidos pelo rock’n’roll foram os jovens dos Estados Unidos, que se encontravam em meio à guerra da Coréia em 1950. A nova forma de expressão foi denominada aos jovens como os rebeldes sem causa. Frente à insatisfação do sistema cultural as pessoas passaram a usar a música, precisamente o rock, como um canal para expor as ideias.

Grandes artistas começaram a surgir nessa fase. A evolução musical também foi ocorrendo diferentes estilos, gêneros e subgêneros. Confira a seguir a ascensão do rock.

Galeria de Imagens