Kboing em Alta, quinta-feira, dia 24 de fevereiro!
Queda do bitcoin
Na madrugada desta quinta-feira o bitcoin e outras criptomoedas foram impactadas pelas tensões entre a Rússia e a Ucrânia. Após o pronunciamento do presidente russo Vladimir Putin para iniciar uma invasão ao país vizinho, o bitcoin — que já vinha caindo nas últimas semanas em decorrência da intensificação da crise diplomática entre os países — chegou a ser negociado por US$ 35 mil.
Idiomas no metaverso
Durante um evento focado em inteligência artificial, a Meta, antes conhecida como Facebook, anunciou novos projetos voltados para a tradução de idiomas. O objetivo da empresa é refinar a tecnologia que existe atualmente para facilitar a comunicação no metaverso.
Segundo Mark Zuckerberg, as principais iniciativas prometem ter como fruto um tradutor de idiomas universal, que seria capaz de traduzir com agilidade qualquer língua, e que funcione instantaneamente.
Envelhecimento do cérebro
Um estudo alemão afirmou que o nosso cérebro só perde capacidade depois dos 60 anos. Os pesquisadores descobriram que a capacidade do cérebro permanece praticamente constante até esta idade.
De acordo com os cientistas, o processamento do cérebro atinge o pico por volta dos 30 anos, o que significa que quanto mais velho, menos erros cometidos. Além disso, os autores do estudo explicam que há muitos processos diferentes na hora de tomar uma decisão, como opiniões previamente formadas que também podem afetar a rapidez do processamento do cérebro.
Rússia X Ucrânia
Além da invasão ordenada por Vladimir Putin na madrugada desta quinta-feira, a Ucrânia está sofrendo com ciberataques que derrubaram sistemas e páginas oficiais do país. De acordo com o observatório NetBlocks, sites do Ministério da Defesa, das Relações Exteriores, do Serviço de Segurança e do gabinete de ministros foram derrubados ainda no dia anterior.
Os ataques cibernéticos não são uma novidade. Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, diversas tentativas similares de desestabilizar páginas militares e financeiras foram registradas na região, já com confirmação de origem russa.
DNA Portátil
Um computador de DNA portátil, espécie de máquina biológica que substitui fios e transístores por filamentos de DNA, foi desenvolvido por cientistas de uma Universidade americana para fornecer aos seus usuários um teste de poluição da água.
Usando de forma simples, rápida e barata, a tecnologia cell-free (que não usa a célula intacta) em um conversor analógico-digital comum, os pesquisadores criaram um dispositivo de qualidade da água, onde os contaminantes são a entrada do sistema e um sinal visual digital, a saída.
RG Digital
Um novo modelo de Carteira de Identidade foi anunciado ontem pelo Governo Federal. O documento irá substituir o atual modelo de RG e utilizará o CPF como um cadastro único. Atualmente, cada estado, e o Distrito Federal, possuem uma numeração específica, o que será substituído pelo novo modelo, cujo decreto entra em vigor a partir do dia 1º de março.
O novo RG também poderá servir como um documento de viagem para países do Mercosul, uma vez que estará no padrão internacional, com o código MRZ.
O cadastro único utilizará o CPF e um QR Code para que seja feita a identificação eletrônica, tanto de forma online como offline. Sendo assim, não será mais necessário ter um número de identificação como o RG e outro como o CPF, apenas o segundo será válido.
Tratamento oncológico
Anvisa deu sinal verde para uma terapia gênica contra um tipo de câncer: o hematológico, que é originado em células sanguíneas. A resolução marca o primeiro registro sanitário deste tipo no Brasil.
O tratamento não é um medicamento, mas se enquadra como imunoterapia contra a doença. Neste caso, as células T são coletadas e encaminhadas a um laboratório para que seja feito uma modificação genética, assim, ocorre a inclusão de um novo gene com uma proteína específica para combater o câncer.
Telegram
Uma pesquisa da Panorama Mobile Time apontou que mais de 60% dos brasileiros possuem o Telegram instalado no celular, enquanto o principal concorrente WhatsApp, está presente em cerca de 99% dos smartphones do país.
A pesquisa ouviu mais de 2 mil brasileiros com mais de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones. Desses, 2.081 possuem o WhatsApp instalado no celular, enquanto 1.255 possuem o Telegram.
Vendas on-line
Um levantamento da Shopee aponta que 68% dos consumidores brasileiros pretendem fazer as suas primeiras compras on-line no ‘Dia do Consumidor’, data comemorada anualmente pelo varejo no dia 15 de março.
Em 2022, a maioria pretende comprar através dos marketplaces. Os itens mais desejados para o evento em 2022, conforme a pesquisa, são: celulares, roupas e produtos domésticos.
Entre as motivações para aguardar a data para efetuar as compras, 65% dizem que estão em busca dos itens mencionados antes com preços mais baixos, enquanto 28% procuram por promoções em produtos de necessidades básicas. A pesquisa ouviu mais de mil pessoas de todas as regiões do país.
Fonte: TecMundo, Olhar Digital