Pesquisadores apontam: venenos podem ser úteis na medicina

19 de março de 2015, 16h24, por Alexandre Murari
Divulgação

Bichos como aranha e cobra geram pavor em muita gente. Além do mais sabendo que existem espécies que são dotadas de venenos capazes de matar humanos em poucos instantes. Entretanto, algumas dessas substâncias encontradas nesses animais podem ser usadas na criação de medicamentos capazes de tratar várias doenças.

Veja alguns problemas que podem ser tratados com veneno:

Cancêr:

A crotoxina, substância que pode ser usada no combate ao câncer, faz parte da composição do veneno da cascavél.  Além de induzir a regressão de tumores por agir diretamente sobre as células cancerígenas, a toxina é eficiente para o funcionamento do sistema imunológico, agindo contra inflamações agudas e crônicas.

Hipertensão:

E não é só a cascavél que proporciona o bom uso de seu veneno. Pesquisadores encontraram algumas moléculas benéficas no veneno da jararaca, e ao ser usadas no sistema nervoso central do ser humano, reduzem a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

Outro veneno que também é eficaz contra a pressão alta pode ser encontrado nas cobras da família Crotalidae. Este além de agir na hipertensão, previne também as doenças renais, diabetes e derrames (AVC).

Distrofia muscular:

Essa doença é responsável por atingir diversos músculos do ser humano. Gerando um enfraquecimento gradativo, a distrofia reduz a massa muscular e afeta alguns movimentos, em casos mais graves, os doentes sentem dificuldade para se alimentar e respirar.

Portanto, algumas pesquisam apontaram que a tarântula chilena da espécie Grammostola rosea, possui em seu veneno a substância AT-300, capaz de bloquear o avanço da doença. Testes em humanos ainda não foram feitos, porém os pesquisadores estão desenvolvendo um medicamento para que os experimentos clínicos comecem ainda neste ano.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!