Se tem uma coisa chata na vida são aqueles mosquitinhos que ficam rondando a gente, né? Por que isso acontece? Por que alguns mosquitos picam mais algumas pessoas do que outras?
Cientistas da Grã-Bretanha afirmam que a resposta está ligada ao odor corporal das pessoas. Para essa descoberta, os estudiosos agruparam 19 gêmeos não idênticos e 18 gêmeos idênticos a fim de testar a atração dos mosquitos.
O interessante foi que os gêmeos idênticos tiveram a mesma quantidade de picadas, o que pode ser referente aos fatores genéticos.
Cada gêmeo colocou uma das mãos em um túnel de vento em formato de "Y", bombeando ar para dentro do túnel, o que levava o odor dessas mãos. Os gêmeos idênticos – que compartilha grande parte do material genético – tiveram uma distribuição uniforme desses mosquitos. Ou seja, não houve uma preferência do cheiro de uma mão para outra.
Já os gêmeos não idênticos tiveram a distribuição mais variada, já que eles dividem menos genes.
Se foi possível descobrir a ligação entre a picada dos mosquitos com o odor corporal, o próximo passo é descobrir quais genes específicos estariam envolvidos. Tal pesquisa já está sendo realizada.
"Se entendermos a base genética para a variação entre indivíduos, será possível desenvolver maneiras sob medida para controlar melhor os mosquitos e desenvolver novas maneiras de repeli-los", disse James Logan, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, principal autor do estudo.
Agora você já sabe, né? Resta saber se o cheiro é de quem tá 'cheirosinho' ou 'fedidinho'.
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!