Saiba quais produtos de maquiagem não devem ser emprestados

13 de junho de 2015, 10h18, por Marayná Freitas

É normal que as mulheres compartilhem produtos de maquiagem, né? Mas saiba que isso não faz bem à saúde. Especialistas alertam que emprestar alguns itens traz grandes riscos de contaminação.

Saiba cinco produtos que devem ser utilizados somente por você:

Divulgação

Esponjas e pincéis

Por conta do acúmulo de vírus e bactéria que podem se formar nesses produtos, o ideal é que eles sejam lavados a cada 15 dias com shampoo neutro. Quando for ao salão de beleza, faça questão que usem pincéis e esponjas descartáveis. Se utilizarmos esses produtos contaminados pelos vírus e bactérias, podemos ter uma inflamação na raiz dos pelos.

Divulgação

Máscara de cílios (rímel) e delineador

Várias doenças oculares como a conjuntivite (causa dor e ardência), a blefarite (que faz o olho coçar muito, ficar sensível à luz e diminui a visão), e a tracoma (causa inflamação crônica e inchaço das pálpebras) podem ser contraídas ao compartilharmos o rímel e o delineador.

 
Divulgação

Batom

Emprestar e usar batom emprestado pode implicar na mononucleose, doença que causa febre, compromete o fígado e o aumento dos gânglios (ínguas). Além disso ainda pode trazer bactérias que causam o mau hálito, herpes, cáries e problemas gengivais.

 
Divulgação

Blush, pó e sombra

Apesar da contaminação desses produtos ser mais difícil, quando acontece podemos contrair a foliculite, que é uma inflamação do folículo capilar (pelos). O mais comum é que como aplicamos esses produtos com esponjas ou pincéis, eles podem estar contaminados com fungos e bactérias.

 

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!