Ao que tudo indica, a batalha judicial do Led Zeppelin e sua canção "Stairway to Heaven" - que já dura cinco anos - parece que está prestes a ter um ponto final. A ação ainda não acabou, mas há uma conclusão prévia favorável a Robert Plant e seus companheiros.
→ Ed Sheeran só responderá por plágio, depois de ação do Led Zeppelin. Entenda!
De acordo com o Departamento de Justiça responsável pelo processo, a ação aberta pela Spirit contra a banda que fez sucesso com "Stairway to Heaven", decidiu não punir a canção.
A rede "NBC" informou que a ação continua, mas que Tribunal de Justiça foi consultado para prestar auxílio em um parecer prévio. O juiz esclareceu que o direito das composições musicais registradas antes do ano de 1972 são protegidas apenas pela partitura e não pela gravações sonoras.
→ Led Zeppelin está de volta!? Mas só para um documentário
Sendo assim, "Taurus", a música que Spirit alega ter sido plagiada pelo Led Zeppelin e transformada em "Stairway to Heaven", foi escrita em 1967 e se encaixa na antiga lei de direitos autorais.
Segundo consta, apesar da similaridade entre as 2 faixas, pela antiga lei os trechos contestados precisam ser praticamente iguais e como não são, a banda não será punida.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta a nossa página no Facebook!