O ano começou oficialmente depois do carnaval e, em São Paulo, a política já está a mil! O vereador Conte Lopes (do PTB, ex-comandante da Rota e integrante da chamada "Bancada da Bala", formada por ex-policiais militares) está a frente com o Projeto de Lei 01-00002/2013, que pretende proibir a realização de bailes funk nas vias e locais públicos da capital paulista.
Pelo texto do projeto, será proibido "a utilização de vias públicas, praças, parques e jardins e demais logradouros públicos para realização de bailes funks, ou de quaisquer eventos musicais não autorizados".
Mas não é só para o funk que a lei valerá. Em entrevista à revista Carta Capital, Conte declarou: "O que mais chega pra mim, tanto na câmara quanto no meu programa de rádio, são reclamações desses bailes funks e 'pancadões', por isso eu evidenciei o estilo no título. Se for sertanejo também não pode, samba também não. São bailes funks, mas na verdade é qualquer tipo de aglomeração onde prevalece a droga e a arma", acrescentou.
O projeto "será analisado por alguma comissão permanente da Câmara antes de ser votado no plenário. No entanto, o PT, que possui a maioria das cadeiras da Câmara, já se posicionou contra a proposta".