A empresa indiana Jain Irrigation System juntamente com membros do MIT, criaram um meio para transformar água salgada em potável. A descoberta garantiu uma vitória no desafio da USAID, um órgão do governo dos EUA que lida com pessoas que passam necessidades, e um prêmio de US$ 125 mil.
A proposta era gerar um sistema simples e barato que pudesse fornecer água limpa para comunidades rurais em países em desenvolvimento. O sistema usa a técnica de eletrodiálise. Nela, o sal é dissolvido na água e se transforma em partículas com cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim, o sistema usa membranas elétricas que atraem as cargas como se fossem imãs.
"Funciona como um circuito elétrico. Os íons são puxados para fora da água em direção aos eletrodos", explicou Natasha Wright, doutoranda no MIT e uma das criadoras do sistema ao jornal "Boston Globe".
A pesquisadora ainda revelou que nesse processo apenas 5% da água são perdidos e o processo de extrair o sal da água utiliza baterias similares às de carros e caminhões. Elas são carregadas durante o dia e utilizam painéis que captam energia solar, caracterizando um sistema ecológico.
A água convertida em uma unidade poderia ser utilizada para irrigar uma pequena plantação ou ser fornecida para em média cinco pessoas. Apesar de o foco do projeto serem países em desenvolvimento, a ideia pode ser importante para as áreas metropolitanas, principalmente as que enfrentam crises hídricas.
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!