O dia 1º de dezembro representa a data mundial do combate à AIDS.
Por conta disso, para a campanha deste ano, a fim de aumentar a atenção da população mundial à essa luta, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu para que as pessoas encarnassem um "espírito intransigente" com o propósito de pôr fim à epidemia até 2030.
"Desde a emergência da AIDS, há 35 anos, a comunidade internacional pode olhar para trás com algum orgulho, mas ainda é preciso mirar adiante com determinação e comprometimento para alcançar nosso objetivo de acabar com a epidemia até 2030", declarou Ban Ki-moon.
Para contribuir nesta luta, a redação da Kboing separou uma lista com 10 músicas que alertam os perigos, complicações e consequências do vírus HIV. Artistas como Madonna, Cyndi Lauper, Elton John e Renato Russo já fizeram da música uma forma de canalizar a dor causada pela doença.
Confira abaixo:
George Michael – "Jesus to a Child"
Lançado no álbum Older, a faixa foi escrita pelo cantor em homenagem ao seu ex-namorado, o brasileiro Anselmo Feleppa, morto pela AIDS.
Bruce Springsteen - "Streets Of Philadelphia"
A faixa foi produzida para fazer parte do filme Philadelphia, de 1993, que conta a história de um advogado incapaz de esconder que têm a doença e, devido ao preconceito, é demitido de seu trabalho. De tão sensível, a música faturou prêmios como Grammy e Oscar.
Neil Young - "Philadelphia"
Música que esteve na trilha do mesmo filme citado acima, com um temática que traz esperança em uma luz no fim do túnel, também ilustra a dor de quem desenvolve a doença
Sarah McLachlan – Hold On
Inspirada em uma história real, essa canção conta a vida de uma mulher que vê seu noivo descobrir que possui a doença.
Suzanne Vega – "Blood Makes Noise"
"Blood Makes Noise" não é exatamente direcionada à AIDS, mas traz um clima de ansiedade inquietante que descreve bem o momento de quem está na espera dos resultados de exames.
Boy George – "I’ll Adore"
Presente no álbum "Cheapness And Beauty", a faixa "I'll Adore" traz uma letra de cortar o coração: uma mãe que vê seu filho indo de encontro com a morte.
Janet Jackson – "Together Again"
Com essa canção, a artista chegou ao topo das paradas norte-americanas. A letra homenageia um amigo que morreu por decorrência da doença. Fora a experiência pessoal, a irmã de Michael Jackson escutou várias pessoas que de alguma forma convive com o vírus.
Cyndi Lauper – "Boy Blue"
Baseada na história de vida de uma criança, a faixa foi escrita pela cantora como forma de homenagear um amigo que havia morrido por conta da doença. Apesar de não ter obtido tanto sucesso como outros hits da artista, à época, a canção foi significativa para conscientização da epidemia.
Elton John – "The Last Song"
Lançada em 1992, a faixa é um dos maiores símbolos musicais em combate à AIDS. A letra traz um homem que se encontra à beira da morte. A letra diz: "tão leve quanto uma palha e tão frágil como um pássaro".
Madonna - "In This Life"
A música, que esteve no álbum "Erotica", foi escrita por Madonna em solidariedade a duas pessoas próximas a ela: seu mentor Christopher Flynn e seu amigo Martin Burgyone.
Legião Urbana – "A Via Lactea"
Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, era portador de HIV, e por conta do víruos, morreu em 1996. Ele escreveu sobre sua dor na música "A Via Lactea": "Hoje a tristeza não é passageira/Hoje fiquei com febre a tarde inteira/E quando chegar a noite/Cada estrela parecerá uma lágrima".