
Com certeza, se você não é músico, já chegou à conclusão que o vocalista, guitarrista, ou até mesmo o baterista é o integrante mais importante de uma banda. Mas, tecnicamente falando, um estudo comprovou que o baixista é o responsável por toda harmonia de uma canção.
Realizado no Canadá, por Laurel Trainor, a pesquisa apontou que o cérebro é melhor ajeitado para estabelecer uma sensação de ritmo quando ela ocorre em tons mais graves, no caso, reproduzido pelo contrabaixo.
Trainor, autor do experimento, monitorou vários participantes e acompanhou a atividade cerebral de cada um. Foi notado que enquanto eles ouviam duas notas de piano ao mesmo tempo, uma mais alta e outra mais baixa, porém, com um pequeno atraso entre as duas, a nota mais grave era percebida antes da aguda.
Depois foi pedido para que as pessoas acompanhassem as batidas com o dedo, quando as notas representadas pelo baixo chegavam antes, os participantes conseguiam entender e ajustar o tempo mais rápido que nas notas mais altas.
Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!
