Após ter sido pressionada na internet pela semelhança de um colar da série de peças promocionais feitas para a sua turnê El Dorado a um símbolo usado por Hitler na Segunda Guerra Mundial, a cantora Shakira decidiu suspender as vendas do acessório.
→ XXXTentacion atinge 1º lugar em ranking da Billboard
→ Morre Joe Jackson, pai de Michael e criador do Jackson 5
"O colar desenhado pela Live Nation para a turnê 'El Dorado' de Shakira se baseou na iconografia pré-colombina", alegou a empresa americana contratada pela colombiana para dar vida aos acessórios que estão à venda.
"Alguns fãs expressaram sua preocupação porque o desenho tem semelhança involuntária com imagens neonazistas. Pedimos sinceras desculpas por esta semelhança inadvertida e retiramos permanentemente o artigo da coleção da turnê", acrescentou.
Um site alemão de notícias analisou e falou sobre o desenho. "O símbolo oculta três suásticas (...) Uma simples olhada na busca de imagens no Google e na Wikipédia demonstra isso. O Sol negro é um símbolo nazista. Quando for ou onde for ('Whenever, wherever')", afirmou, referindo-se à famosa canção da cantora.
De acordo com o G1, historiadores contam que o Sol Negro apresentado no colar não é de uso exclusivo de grupos de ultradireita. Assim como a famosa suástica usada no nazismo, a imagem do sol remete a povos mais antigos, que viveram a idade antiga e média.